Vela: Brasil domina 1º dia de Regatas do Sul-Americano Optimist

Velejadores dos Estados Unidos e do Chile também se destacam

Primeiro dia de competição na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (Marcos Mendez / SailStation)

Rio de Janeiro (RJ) – A equipe brasileira teve sete velejadores entre os dez primeiros colocados na abertura do Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022. Arthur Back, Breno Ramos e Joana Freitas terminaram na primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. O americano Wylder Smith ficou em sétimo, enquanto os chilenos Agustin Soto e Agustin Segovia, garantiram a nona e décima colocações, nessa ordem. As duas primeiras regatas foram disputadas nesta segunda-feira na raia montada em frente ao Iate Clube do Rio de Janeiro. O Sul-Americano prossegue nesta terça-feira, a partir das 12h, e pode ser acompanhado ao vivo no YouTube (https://youtu.be/KdewfPQQeC0).

O carioca Arhur Back, atual campeão brasileiro, lidera a competição, com dez pontos, depois de ganhar a primeira regata e terminar em nono lugar na segunda. Já o brasiliense Breno Ramos aparece na segunda colocação, com 12 pontos (segundo e décimo), seguido da carioca e vice-campeã brasileira Joana Freitas, também com 12 (quarto e oitavo).

É o meu primeiro Campeonato Sul-Americano e é muito bom começar entre os primeiros numa competição em casa. Na primeira regata liderei desde o início, mas na segunda acabei caindo para décimo. O vento estava bom, de fraco para médio, só que em alguns momentos ele sumia. Mas a maré alta foi uma dificuldade a mais para todos os velejadores”, explica Arthur.

O atual campeão sul-americano Franco Sanchez não teve um bom início de competição e aparece na 82ª colocação, com 58 pontos. O argentino terminou a primeira regata na segunda posição, mas escapou na largada da segunda e ficou fora dos primeiros lugares.

Agora tenho que manter a regularidade nas próximas três regatas para continuar na disputa pelo bicampeonato. Acredito que seja possível”.

O Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022 é uma realização do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com coordenação técnica da International Optimist Dinghy Association (IODA) e apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).

Site oficial  

https://2022southamericans.optiworld.org/en/default/races/race

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo