Vai sair de férias? Antes, doe sangue!

Instituto Nacional de Cardiologia convoca cariocas a doar sangue antes de viajar nesse início de ano

Rio de Janeiro (RJ) – O Instituto Nacional de Cardiologia, que tem o único hemonúcleo da rede pública na Zona Sul carioca, convida a população a ajudar a abastecer os estoques, doando sangue antes de sair para curtir as férias.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil – Cortesia

O mês de janeiro é uma época em que muitos cariocas saem da cidade para aproveitar suas férias, o que contribui para o desabastecimento dos bancos de sangue da cidade. No INC, não é diferente: o hemonúcleo enfrenta uma escassez de doações.

O INC é referência do Ministério da Saúde em saúde cardiovascular de alta complexidade e realiza, todos os dias, diversos procedimentos e cirurgias que demandam uma grande quantidade de sangue. Por isso, é importante que os estoques estejam sempre em níveis seguros.

É simples doar sangue! É só comparecer ao Hemonúcleo do INC, na Rua das Laranjeiras, 374, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Não é preciso marcar hora nem fazer jejum, basta não ingerir alimentos gordurosos antes da doação.

Para doar sangue, é preciso ter mais de 50kg e entre 16 e 69 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam da presença e autorização de um responsável para doar. Os homens podem doar sangue até 4 vezes por ano, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, enquanto as mulheres podem fazer até 3 doações de sangue por ano, esperando 90 dias entre as doações.

Pessoas que tiveram sintomas gripais ou contato com alguém que teve esses sintomas precisam aguardar no mínimo 7 dias depois do fim dos sintomas antes de doar sangue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo