Uma história de superação

Em junho de 2019 começa a ser realizado um sonho de um jovem Aquidauanense que cursou educação física na Unigran em campo grande. Em sua trajetória enquanto universitário trabalhou como estagiário em academias na cidade de Campo Grande. No início limpava banheiros e atendia na recepção e com o tempo começou a auxiliar o instrutor dos treinos de musculação e funcional. Adquirindo experiências e sempre aberto ao novo assim foi se desenvolvendo e mais experiente decide então retornar para a sua cidade natal para dar o primeiro passo para a independência da sua vida profissional. Daniel da Cunha Francisquini, em Maio de 2019 trouxe um projeto o qual tratava se de abrir uma academia em Anastácio e apresentou a sua família, o apoio chegou junto com o acreditar em evoluir e crescer. E então nasce a SELVA em 24 de junho de 2019, ofertando musculação e funcional, os aparelhos eram locados assim como o prédio.

A primeira logo foi criada, bem como os planejamentos e estudos se iniciaram neste período pois a ideia era mudar a modalidade para o crossfit, o que seria o segundo passo e para isso precisava de muita preparação. A largada aos cursos intensos e dedicação começou. Uma longa temporada para adquirir a formação básica começava e então em 02 de janeiro iniciou-se o processo de metamorfose: de Academia para Box Selva Cross. No dia 12 de Janeiro de 2020 inauguramos o Box Selva Cross trazendo com ele a novidade:  O Cross Training trabalha as 7 capacidades físicas do corpo, são elas: Agilidade, Força, Flexibilidade, Coordenação Motora, Resistência, Velocidade. Muda-se a logo e toda a característica do prédio, bem como a postura do Instrutor que agora chamamos de coach. Vocabulários novos, palavras em inglês que nomeiam as atividades que são realizadas e a utilização do próprio corpo como instrumento de treino.

Inauguração em Aquidauana MS (09 de outubro de 2022) – Foto: Divulgação

Em 19 de novembro de 2020, aparece então a nova cara do Selva Box com uma nova logo, e o coach com um currículo muito maior, sempre buscando qualidade e motivando seus alunos. Uma curiosidade que uma das alunas é a mãe do coach que só se atreveu a treinar quando a Selva passou a ser um box de crossfit e com 108 quilos ela foi desafiada pelo filho a cuidar de si e ter uma qualidade de vida melhor, pois a mesma tinha lesões (ombro, joelho, hérnia de disco, cóquis fraturado e sobrepeso), com pressão alta e vivido um tratamento da mama alguns anos anteriores ela não acreditava que poderia realizar atividade física. Então aqui destacamos o valor imensurável desta modalidade, e mais uma vez eu uso da palavra metamorfose, pois realmente muda e salva vidas, independente da idade, tamanho, peso, restrições, pois os treinos podem ser readaptados e a pessoa evolui no seu tempo e com qualidade e acompanhamento do coach, pois nenhum aluno fica sem esta presença e cuidado.

Em 09 de outubro de 2022, uma nova mudança e transformação, cada vez mais experiente e maduro a Selva Box muda para a cidade de Aquidauana, pois um prédio maior se fazia necessário e a qualidade do trabalho vem caminhando juntamente com toda esta transformação. As idades dos alunos começam a se misturar nos treinos mais ainda, indo desde a adolescência até os 59 anos de idade, pessoas de diferentes classes sociais que se encontram nos horários de treinos e formam seu time, sua dupla decididos a mudança. Usamos dizer que o crossfit é uma comunidade e ninguém deixa o outro pra tráz ou sozinho, um segura na mão do outro, a motivação e euforia a cada treino acompanha a superação e a sensação de que a condição física está evoluindo a cada dia. Mas afinal o que é o crossfit? Algumas pessoas perguntam quando chegam para buscar informação e desejam saber seu benefício, então lá vai: O crossfit é uma modalidade esportiva que tem como objetivo promover melhora da capacidade cardiorrespiratória, condicionamento físico e resistência muscular por meio da combinação de exercícios funcionais, que são aqueles cujos movimentos são realizados no dia a dia, e aeróbicos, que são realizados em alta intensidade. Os benefícios são muitos, porém vamos elencar 10 que eu considero superbacana:

Os benefícios do crossfit visam uma melhor qualidade de vida e, principalmente, um bom condicionamento físico.

1º REDUÇÃO DO ESTRESSE E LIBERAÇÃO DE ENDORFINA

Rotinas estressantes podem ser aliviadas quando se tem como aliado alguma atividade física. Quando praticamos um exercício, substâncias que proporcionam o prazer e o bem-estar, como a endorfina, são liberadas.

A endorfina é uma substância produzida pelo cérebro e é sempre desenvolvida quando estamos realizando alguma atividade física, sendo assim, sempre que alguém está na academia fazendo musculação, está produzindo esta substância.

É uma substância natural e como é produzida pelo nosso cérebro recebe a denominação de neurotransmissor, assim como outras substâncias como a adrenalina, dopamina entre outras. E é considerada como um analgésico natural, diminuindo o estresse, ansiedade e é até recomendado no tratamento de depressões leves.

VEJA OUTRAS VANTAGENS QUE A ENDORFINA OFERECE:

– Deixa a pessoa em estado de bom humor;

– Melhora o sistema imunológico;

– Melhora a memória;

– Alivia a dor.

Além de todas estas modificações sobre o nosso sistema nervoso, a endorfina age ainda nos sistemas musculoesquelético, respiratório, cardiovascular, endócrino-metabólico, aumentando assim a capacidade física.

2° DEFINIÇÃO E TONIFICAÇÃO MUSCULAR

O crossfit contribui para que os músculos se tornem mais definidos, sendo assim ficam mais visíveis. Além disso, trabalha a tonificação da fibra muscular, o que significa que também ficam mais firmes. Além de exercícios localizados, os isométricos podem auxiliar na tonificação, pois promovem a contração muscular sem a necessidade de movimentar o corpo rapidamente.

3° GANHO DE MASSA MAGRA

O Ganho de massa muscular, ou massa magra, é importante para todas as pessoas e interfere até nas atividades mais simples do dia a dia. Os nossos músculos protegem nosso corpo de lesões, nos ajudam a emagrecer e proporcionam um envelhecimento mais saudável.

Dica de ouro é treinar tipos de músculos em dias diferentes. Ou seja, não se deve malhar o corpo inteiro em todas as sessões ou um mesmo músculo por dias seguidos, e sim dividir os grupos de músculos para possibilitar o descanso dos grupos musculares trabalhados nas sessões anteriores, enquanto trabalha os que já estão descansados hoje.

4º PREVENÇÃO DE LESÕES

O crossfit é capaz de prevenir lesões pois está associado ao aumento da massa muscular. Assim, as pessoas que praticam se tornam mais resistentes a lesões provocadas por quedas, por exemplo.

Para que o crossfit seja uma forma de prevenção e não a causa das lesões é necessário praticar da forma adequada, com profissionais qualificados e respeitando seus limites.

5° MELHORA DA AUTOESTIMA

Conseguir praticar o crossfit pode ser um desafio a cada treino, pois envolve superação dos seus próprios limites.

Antes de começar a aula, o WOD pode até parecer assustador ou difícil de ser realizado. Mas com a orientação correta e, principalmente, vontade, ao final você se sentirá talentoso(a), forte, capaz de lidar melhor com as coisas. Em suma, o CrossFit irá aumentar sua confiança em você mesmo(a)

6° AUMENTO DO ESPÍRITO DE EQUIPE E NOVAS AMIZADES

Um dos principais componentes do CrossFit é a comunidade. O CrossFit é um exercício de coletividade, mesmo para aqueles que não são muito afeitos ao espírito comunitário, onde as pessoas se encontram e se motivam juntas.

7° PREPARAÇÃO FÍSICA PARA ATLETAS

O crossfit é capaz de proporcionar um condicionamento físico elevado, algo necessário para a rotina extremamente puxada de atletas. Com treinos que podem levar horas a fio, é preciso ter resistência e isso pode ser trabalhado no crossfit com treinos adaptados.

Por trabalhar velocidade, capacidade cardiorrespiratória, potência e outros fatores, o crossfit ajuda no desempenho em corridas de longa e curta distância.

8° ACESSIBILIDADE: PODE SER PRATICADO POR QUALQUER PESSOA

Não é necessário nenhum pré-requisito para começar o crossfit. É indicado para pessoas de qualquer faixa etária, mesmo quando possuem necessidades físicas específicas, como no caso de pessoas idosas, sedentárias ou com alguma doença.

9° PODE SER PRATICADO AO AR LIVRE

O crossfit pode ser praticado em parques, campos, praças. Costumamos utilizar a prainha de Anastácio e a Praça da Igreja Matriz em Aquidauana.

10° MELHORA NO ESTILO DE VIDA E FAZ BEM PARA O CORAÇÃO

Ajudando a ter hábitos saudáveis. Aumento da frequência cardíaca nos treinosSegundos os dados de um estudo do American Council on Exercise mostraram que as frequências cardíacas dos participantes foram elevadas em 90% da frequência cardíaca máxima.

… E por ai vai, poderíamos ficar horas a fio falando sobre os benefícios e cuidados do crossfit e com certeza você também iria se apaixonar por esta modalidade que nos desafia todo dia a ser melhor e pra fechar temos uma frase que diz: Aqui a máquina é você! Vem você também pra SELVA passar pela metamorfose!! Saia do casulo e voe alto conosco transformando corpo e mente através do movimento.

Instagran: @danielfranscisquini

@boxselvacross

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo