UE decide manter repasses a agência da ONU para palestinos

A União Europeia confirmou que vai manter os repasses financeiros à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa), que demitiu funcionários suspeitos de ligação com os atentados terroristas promovidos pelo Hamas em Israel em 7 de outubro.

Protesto em prol da Unrwa no Congresso dos Estados Unidos

Protesto em prol da Unrwa no Congresso dos Estados Unidos (Foto: Ansa)

Segundo o alto representante da UE para Política Externa, Josep Borrell, os palestinos “não podem ser punidos coletivamente”, e garantir a continuidade do trabalho da Unrwa é a única forma de “manter vivos os habitantes de Gaza”.

“As investigações devem prosseguir naturalmente, mas os financiamentos à Unrwa não podem ser interrompidos. A UE e a Comissão Europeia decidiram não interrompê-los”, declarou Borrell antes da cúpula de líderes da UE em Bruxelas.

Após as acusações de Israel, diversos países anunciaram a suspensão dos repasses à Unrwa, incluindo os Estados Unidos e membros da União Europeia, como Alemanha, Áustria, Finlândia, Holanda e Itália.

Os bloqueios aumentaram os temores de um agravamento da crise na Faixa de Gaza, uma vez que, segundo a ONU, a agência para refugiados palestinos é a “espinha dorsal” do sistema de ajuda humanitária no enclave.

“Faço um apelo aos Estados-membros para que garantam a continuidade do trabalho da Unrwa”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na última quarta (31).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo