Tufão Nanmadol atinge o Sudoeste do Japão e provoca evacuação em massa

Tufão Nanmadol atinge o Sudoeste do Japão e deixa um rastro de destruição — Foto: STR/Jiji Press/AFP

O Tufão Nanmadol atingiu neste domingo (17) o Sudoeste do Japão, obrigando as autoridades a determinarem a evacuação em massa das regiões litorâneas. Os danos são consideráveis, tendo vários imóveis sido atingidos pela chuva e rajadas de vento de até 235 km/h.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, mais de sete milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar suas residências e irem para abrigos ou casas de familiares ou amigos.

Os meteorologistas japoneses informam que as chuvas são torrenciais e que os ventos serão violentos, capazes de derrubar casas e estabelecimentos comerciais. As aulas foram suspensas e escolas e prédios públicos foram fechados.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA – sigla em inglês) informou que as pessoas foram instruídas a se refugiarem em edifícios para enfrentar a tempestade. O tufão já causou 500 milímetros de chuva em menos de 24 horas em algumas áreas da Ilha de Kyushu.

O olho do tufão Nanmadol tocou o solo perto da cidade de Kagoshima às 19h” (7h de Brasília), informou a Agência Meteorológica do Japão.

A passagem do Tufão Nanmadol pelo Japão obrigou a retirada de sete milhões de suas residências — Foto: Philip Fong/AFP

Há relatos de inundação, alagamentos e desmoronamento de encostas e montanhas, além de deslizamentos de terra em algumas províncias. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas.

A KMA emitiu um “alerta especial” para as prefeituras de Kagoshima e Mizayaki, no Sul de Kyushu, onde cerca de 20 mil pessoas se preparavam para passar a noite em abrigos públicos. Todos tiveram que deixar a região e a seguir para outros abrigos.

Cerca de 200 mil residências tiveram o fornecimento de energia elétrica suspensos. O sistema de telefonia fixa e móvel também foi afetado e muitas residências e prédios públicos estão sem o serviço.

O canal estatal NHK informou que as autoridades japonesas colocaram as forças militares em estado de alerta. Cerca de 500 voos foram suspensos e os trens regionais e de alta velocidade deixaram de funcionar.

O transporte marítimo também foi afetado e todos os pescadores foram aconselhados a colocar suas embarcações em local seguro.

As fortes rajadas de vento devem atingir os 235 km/h, capazes de destruir casas e prédios públicos – Foto: STR/Jiji Press/AFP

A JMA advertiu os moradores que as regiões mais afetadas ainda correm sérios riscos de serem atingidas pelas fortes chuvas e ventos, e que se faz necessário que todos fiquem em locais seguros.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse para a população se manter em local seguro, principalmente no período noturno. Caso percebam que os locais já não estejam mais seguros, devem sair e procurar abrigos mais resistentes.

O diretor da unidade de previsão da agência meteorológica, Ryuta Kurora, disse que essa tempestade é de uma “intensidade nunca vista”, e pediu a todos para que tenham prudência máxima. “É um tufão muito perigoso”.

O vento será tão forte que algumas casas podem desabar“, disse Kurora, Ryuta Kurora disse ainda que pode ocorrer inundações e deslizamentos de terra em algumas regiões.

Depois de atingir a Ilha de Kyushu, o tufão deve seguir em direção ao Nordeste do país, afetando principalmente a principal ilha do país, a de Honshu. A previsão é de que a tempestade chegue na manhã de quarta-feira (21).

Com informações das Agências France Presse, Reuters e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo