Tufão ‘Jebi’ atinge o Japão e provoca inundações e destruição

Tempestades e um tufão atingiram na tarde desta segunda-feira (03/09) o Oeste do Japão, causando inundações e destruição em várias cidades. As autoridades denominaram o Tufão de ‘Jebi’, e já o consideram o mais devastador dos últimos 25 anos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Tufão ‘Jebi’ veio acompanhado de chuvas torrenciais e fortes rajadas de vento, tendo causado aumento nas marés e, consequentemente, inundações e alagamentos. Há registro de deslizamento de terras em vários pontos do país.

As pistas do Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, no Japão, ficaram inundadas nesta terça-feira (04/09) durante a passagem do tufão Jebi (Foto: Nobuki Ito / Kyodo News via AP)

Ao todo, o tufão e as tempestades já causaram a morte de oito pessoas e deixou outras 300 feridas. Há cerca de 25 mil desabrigados, que foram levados para abrigos públicos e/ou casas de familiares e amigos.

Em algumas áreas, as águas das inundações já atingem a área urbana de algumas cidades. As pistas do Aeroporto Internacional de Kansai, que fica em uma ilha artificial em Osaka, foram alagadas, fazendo com que 3 mil passageiros ficassem ‘ilhados’. Pousos e decolagens foram suspensos.

As fortes rajadas de vento provocaram a colisão de um navio petroleiro contra uma ponte na cidade de Izumisano, que ficou seriamente danificada. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Contêineres são arremessados e caem perto de um porto em Osaka, no Oeste do Japão, após a passagem do tufão Jebi (Foto: Kota Endo/Kyodo News via AP)

Onze tripulantes do navio ficaram presos a bordo, mas todos foram resgatados e encaminhados a um hospital da região. Um cano de gás se rompeu, obrigando as equipes de resgate a suspender os trabalhos.

No momento do incidente vários carros estavam na ponte, mas nenhum foi atingindo. O tráfego de veículos na região foi suspenso e a ponte fechada.

Um rebocador deverá retirar o navio do local, já que os motores da embarcação não podem ser ligados devido ao vazamento de gás, que pode causar uma explosão.

Andaimes caíram nesta terça-feira (04/09) em Osaka, no Japão, após a passagem do Tufão Jebi (Foto: Jiji Press / AFP)

O Serviço Meteorológico do Japão informou que os ventos variaram entre os 160 km/h e os 190 km/h e que muitas pessoas que caminhava pelas calçadas das vias públicas foram arrastadas.

As chuvas torrenciais devem continuar nesta quarta-feira (05/09) e a previsão é de que algumas áreas tenham 500 mm de chuva em 24 horas.

As autoridades japonesas emitiram alertas para mais de 1 milhão de pessoas que residem nas Regiões Oeste e Centro do país, devido principalmente ao risco de deslizamentos de terra e inundações.

Ondas gigantes, provocadas pelo tufão ‘Jebi’, atingem o porto de Aki, em Kochi, no Oeste do Japão (Foto: Kyodo / via Reuters)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, cancelou uma viagem que faria ao Oeste do país e convocou uma reunião de emergência para tratar da situação.

As cidades de Kobe e Osaka já foram atingidas pelas tempestades e pelo tufão, que causou a interrupção do Serviço de Transporte Rodoviário e Ferroviário.

Em cidades que ficam localizadas na Região Leste do país, cerca de um milhão e meio de residências estão sem energia elétrica e mais de 600 voos foram cancelados.

Mulher segura guarda-chuva quebrado durante passagem do tufão Jebi, em Osaka, no oeste do Japão, nesta terça-feira (4). Por pouco ela não foi arrastada pelo vendaval (Foto: Nobuki Ito / Kyodo News via AP)

A Fábrica de Automóveis Toyota cancelou os turnos durante a noite em 14 unidades.

Na cidade de Kobe, moradores disseram que as fortes rajadas de vento chegaram a balançar edifícios e prédios, sem causar danos ou vítimas. Já em Kyoto, as fortes chuvas chegaram a cobrir várias ruas em apenas uma hora. O volume de chuva na cidade foi de aproximadamente 100 milímetros.

Um idoso de 71 anos foi encontrado morto sob os escombros de um estabelecimento comercial (armazém), que desmoronou devido ao vendaval que atingiu a cidade. Outro idoso de 70 anos caiu do telhado de uma casa e morreu após ser socorridos e encaminhado a um hospital.

Com informações das Agências NHK, Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo