Tufão deve atingir o Japão nas próximas horas

Mulher tenta chegar em casa sob um forte temporal que atinge a cidade de Tóquio, capital do Japão, nesta segunda-feira (22/08). – Foto: Toru Yamanaka/AFP

Mulher tenta chegar em casa sob um forte temporal que atinge a cidade de Tóquio, capital do Japão, nesta segunda-feira (22/08). – Foto: Toru Yamanaka/AFP

O Tufão Mindulle, o 9º desta estação na Ásia, está se dirigindo para o Japão e deve atingir a capital Tóquio nas próximas horas, segundo informações das autoridades japonesas. Na manhã desta segunda-feira (22/08), a tempestade estava sobre o Oceano Pacífico, tendo atingido a Costa de Tateyama, ao Sul de Chiba, com ventos de até 180 km/h.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, centenas de voos foram cancelados e a circulação de ônibus e trens foi suspensa.

Meteorologistas japoneses disseram que este tipo de fenômeno não costuma atingir a capital Tóquio, mas que devido a velocidade dos ventos, é provável que o tufão atinja com força a cidade.

Testemunhas disseram que o nível das águas começou a subir em pelo menos nove cidades próximas a Tóquio, incluindo Chiba e Kanagawa. As autoridades aconselharam a população a sair rapidamente das casas que ficam localizadas próximas a rios e cursos de água.

Autoridades de várias cidades japonesas emitiram vários alertas e já preveem inundações e deslizamentos de terra. Elas se preparam para decretar a evacuação de milhares de pessoas.

A Defesa Civil do Japão informou agora a pouco que as equipes de resgate já estão preparadas para agir, inclusive para atender os desabrigados e desalojados.

Os táxis em Tóquio estão sendo muito disputados pelas pessoas, que tentam chegar o mais breve possível em casa. Os trens estão sofrendo atrasos e algumas linhas deixaram de circular.

Ao todo, 425 voos foram cancelados pelas companhias aéreas, mas este número deve aumentar significativamente nas próximas horas. O Aeroporto Internacional de Tóquio ainda não foi fechado, mas vários voos sofreram atrasos de até 2 horas.

Com informações das Agências France Presse e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo