Tufão atinge as Filipinas e deixa um rastro de destruição e centenas de desabrigados

Vista aérea mostra inundação após a passagem do Tufão Noru, em San Miguel, província de Bulacan, nas Filipinas – Foto: Adrian Portugal/Reuters

Intensas tempestades atingem desde o fim de semana as Filipinas e já causaram sérios danos a infraestrutura das cidades e deixaram centenas de desabrigados. Ainda não há informações sobre vítimas fatais e /ou feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade criou o Tufão Noru, que provocou inundações em diversas áreas, principalmente nas zonas rurais, onde colheitas foram perdidas.

As autoridades das Filipinas já enviaram para as regiões mais afetadas, principalmente no Norte do país, equipes de emergência e de resgate. A prioridade é resgatar as vítimas e leva-las para abrigos públicos.

O presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr. determinou o envio de ajuda para os desabrigados e autorizou e evacuação em massa das pessoas que estão em áreas inundadas.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que cinco membros de uma das equipes de resgate morreram quando tentavam socorrer as vítimas na Província de Bulacan.

Moradores atravessam inundações com água na cintura em San Miguel, na Província de Bulacan, nas Filipinas – Foto: Eloisa Lopez/Reuters

Moradores desta província estão atravessando as áreas inundadas com águas pela cintura, enquanto outras pessoas esperam ajuda ‘presos’ nos telhados de suas casas.

As inundações fizeram com que as áreas agrícolas localizadas no Norte do país ficassem submersas. A perda da safra é grande e deve obrigar as autoridades a racionarem alimentos no país.

O Serviço Nacional de Meteorologia das Filipinas informou que o Tufão Noru atingiu a categoria 3, uma das mais altas, e que o mesmo trouxe rajadas fortes de vento, que provocaram a queda de árvores, postes de energia elétrica e semáforos.

Há relatos de moradores, ainda não confirmados, de que o fornecimento de energia elétrica foi suspenso em várias províncias, e que o sistema de telefonia fixa e móvel deixou de funcionar em várias regiões do país.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo