Tripulações começam a agitar Iate Clube de Santos para largada da Regata Santos-Rio nesta sexta (27)

Barcos do Rio de Janeiro chegam em grande número para o show que antecede a largada da 73ª Santos-Rio a partir das 10h30 desta sexta no Deck do Pescador, Ponta da Praia

Gilcimar e Ari no Crioula (APJ Esportes)

Guarujá (SP) – A organização do Iate Clube de Santos (ICS) para o show de largada da 73ª Regata Santos-Rio está pronta e os protagonistas começam a ocupar o pier flutuante do ICS. Nesta quarta-feira (25/10) chegaram sete barcos do Rio de Janeiro, além de outros de Ubatuba, Ilhabela e Santa Catarina. O desfile das embarcações começa às 10h30 de sexta-feira (27), antecedendo a largada prevista para ao meio-dia.

A tripulação do Dona Bola, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com sete Santos-Rio no currículo, deixou a Baía de Guanabara na noite de segunda-feira e chegou ao Guarujá na manhã desta quarta-feira. Foram cerca de 40 horas de descontração entre velejadas, pescaria e navegação a motor. Agora, o barco já está sendo preparado para fazer o percurso inverso.

Viemos do Rio de Janeiro sem pressa, fazendo pesca oceânica. Pescamos uns 50 quilos só de filé (risos da tripulação). Pegamos atum, bonito, namorado. Reservamos cerca de seis horas em mar aberto só para a pescaria. Junto com o Recife-Noronha, a Santos-Rio é a prova de oceano que sobrou no Brasil. Em 2022 corremos em 44 horas e a meta para este ano é baixar para 40 horas, mas estamos preparados para o que vier. Não economizamos peso em comida e bebida”, conta o bem-humorado Ricardo Tramujas, comandante do Dona Bola.

Tripulação do Dona Bola (APJ Esportes)

Fita Azul na área – O atual vencedor da Santos-Rio no tempo real (Fita Azul), o barco gaúcho Crioula, com sede em Angra dos Reis, também atracou no ICS nesta quarta-feira. Foram 20 horas na “descida” do Atlântico Sul. O Crioula percorreu as 200 milhas (360 km) em 27h03 em 2022, mas o vencedor no tempo corrigido foi o Rudá, do Guarujá. O Crioula foi posicionado no pier do ICS como vizinho do Dona Bola.

O Crioula é gerenciado por três velejadores: Gilcimar Percílio e Ari Soares Lima, responsáveis pela regulagem de velas e mastro, e Diego Garay, que faz a secretaria. “É difícil falar em Fita Azul novamente. Os barcos costumam pegar condições variadas lá fora (alto mar), por isso não é possível prever. O Crioula é um barco praticamente oco por dentro, não tem nada. Não é feito para grandes travessias. Anda mais, para isso, paga-se o preço”, constata o tripulante Ari Lima.

Atrações no mar e no ar – A Regata Santos-Rio, organizada pelo Iate Clube de Santos em parceria com o Iate Clube do Rio de Janeiro, conta com os apoios das prefeituras municipais de Guarujá e de Santos, que viabilizou a utilização do Deck do Pescador para o desfile de barcos a partir das 10h30, e da Autoridade Portuária, que interditará o estuário para navios mercantes entre 9h30 e 12h de sexta-feira, a fim de assegurar a segurança dos velejadores.

Tripulante ajusta o mastro do Tangará (APJ Esportes)

A Marinha do Brasil, responsável pela escolta das tripulações até o Rio de Janeiro, neste ano brindará o público na orla da Ponta da Praia com o Navio Veleiro Cisne Branco durante o desfile, que será narrado de forma didática aos fãs da vela. A Força Aérea Brasileira – FAB, proporcionará um espetáculo à parte com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando as embarcações antes da largada.

Inscrições: A Santos-Rio é aberta aos barcos da Classe Oceano nas regras VPRS, ORC Standard (International ou Club), BRA-RGS e RGS-Clássicos com certificados de medição 2023, publicados até o dia 20 de outubro de 2023, além da classe Mini 6.5 e da categoria Bico de Proa.

As inscrições podem ser feitas no Iate Clube de Santos – fone: (13) 3348-4112, e-mail: nautica@icsantos.com.br, Web Site: http://icsantos.com.br  e no Iate Clube do Rio de Janeiro – fone: (21) 3223-7214, e-mail: vela@icrj.com.br, Web Site: https://www.icrj.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo