Trem carregado com substância tóxica descarrila e explode nos EUA

Visão aérea mostra dezenas de vagões que descarrilaram próximo a Ohio, nos Estados Unidos, provocando um vazamento e a queima de um produto químico tóxico no dia 06 de fevereiro de 2023 — Foto: NTSB/Divulgação via Reuters

Um trem carregado com cloreto de vinila, uma substância altamente tóxica, descarrilou no dia 03 de fevereiro deste ano na divisa entre Ohio e Pensilvânia. A informação somente hoje foi divulgada pelas autoridades norte-americanas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o descarrilamento provocou o vazamento da substância e, consequentemente, uma forte explosão. Um incêndio de grandes proporções atingiu a região.

Uma fumaça preta e tóxica se desprendeu dos vagões incendiados e encobriu parte de uma cidade. Por precaução, milhares de pessoas tiveram que deixar suas respectivas casas.

Equipes da polícia, dos bombeiros e dos serviços de emergência foram mobilizados e enviados para a região, que foi isolada e cercada. Apenas pessoal autorizado e viaturas das equipes de emergência tiveram autorização para entrar na área.

Uma espessa fumaça preta se desprendeu dos vagões e encobriu a cidade de East Palestine, em Ohio. Os moradores foram retirados de suas casas. — Foto: Gene J. Puskar/AP

Segundo informações das autoridades policiais, 150 vagões com cloreto de vinila descarrilaram e pegaram fogo, colocando em risco as propriedades próximas e, sobretudo, a população. Cerca de 50 vagões descarrilaram, sendo que 20 deles possuíam materiais perigosos.

Autoridades médicas ouvidas pela equipe de reportagem disseram que o cloreto de vinila é uma substância altamente instável e inflamável e, sobretudo, cancerígeno, que pode provocar queimaduras e, se inalado, causar sérios danos ao pulmão.

Cerca de 2 mil pessoas, num raio de 1,6 km do acidente, tiveram que deixar suas residências. O fogo já foi controlado e praticamente extinto.

Equipes monitoram um rio próximo que foi contaminado pela substância tóxica após descarrilamento do trem em Ohio, nos EUA. — Foto: Alan Freed/Reuters

As equipes de emergência estão tentando limpar a região, principalmente um rio que passa pela região e que foi contaminado.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA – sigla em inglês) está acompanhando os trabalhos de limpeza e informaram que o impacto ambiental foi mínimo. A agência continua monitorando o ar e a água na região.

As autoridades locais já liberaram os moradores para voltarem as suas casas, porém muitos estão com receio de se intoxicarem e preferem permanecer nas casas de amigos e familiares.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo