Tradição religiosa aumenta as vendas de peixes na Páscoa

Pesquisa mostra que sul-mato-grossenses preferem pacu a bacalhau

Foto: Divulgação

Comer peixe durante a Semana Santa faz parte da tradição cristã, por fazer referência à abstinência do consumo da carne vermelha. Do total de entrevistados pela pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio), 34,94% dos sul-mato-grossenses informaram que o peixe não pode faltar em suas compras de páscoa para a comemoração. A pesquisa reafirma que o período da Quaresma se torna importante para o volume de vendas da iguaria. O consumo por peixe nos supermercados chega a aumentar em até 50%.

Na rede Comper, os consumidores terão opção de consumir diferentes espécies de peixes e também frutos do mar. O bacalhau, que é uma das espécies mais tradicionais da temporada, poderá ser encontrado salgado, do porto e norueguês. Quem não é fã dessa variedade e quer seguir a tradição pode optar pelo salmão ou ainda pelo mexilhão, lula, polvo e outras diferentes espécies marítimas. Para quem prefere os peixes de água doce, pode selecionar a tilápia, postas de pintado, entre outros, para criar diversas receitas à mesa durante a Semana Santa.

O pacu, conforme a pesquisa da Fecomércio, deve ser o peixe mais consumido pelas famílias sul-mato-grossenses. Dos quase 2 mil entrevistados, 35,23% apontou a espécie como a preferida para a data. No Comper, os consumidores terão a opção de adquirir o peixe inteiro ou desossado. O pintado é a segunda opção entre os consumidores de MS (28,32%), seguido da tilápia (17,07%) e do bacalhau (8,88%).

Foto: Divulgação

Saúde e armazenamento

O peixe possui grande quantidade de minerais, como o cálcio, o zinco, rico em vitaminas do complexo B, como a B12 e o ácido fólico, além da sua maior contribuição para o organismo seja o ômega 3. O Brasil se destaca por ser um grande produtor desta proteína animal, além de possuir uma diversidade de espécies aquáticas de água doce e água salgada. O pescado é um alimento saboroso e está presente em diversos pratos típicos das regiões brasileiras, podendo ser preparado frito, assado, ao molho, e elaborado com ingredientes locais e frescos, carregando a diversidade cultural brasileira.

Na hora de comprar o pescado é importante saber escolher bons peixes, de preferência precisam estar bem frescos. As escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado”, aconselha a nutricionista do Comper, Janaisa Souza.

Já em casa, é bom prepará-los logo ou guardá-los congelados. Uma forma de descongelar os peixes é colocando-os em um vasilhame com leite. Assim, eles adquirem aspecto de frescos e um cheiro mais suave. É importante usar recipientes e utensílios bem limpos, com água sanitária, vinagre ou limão, para manipular a carne. Esses produtos ajudam também a retirar o cheiro de peixe dos objetos usados).

Foto: Álvaro Barbosa

Ovos de Páscoa e a chegada do Coelhinho

O gasto médio com presentes de Páscoa vai girar em torno de R$ 144,29 e 42,23% farão suas compras em supermercados. Pensando nisso, os estabelecimentos estão investindo na decoração e atrativos não só para os adultos, mas para as famílias de uma forma geral. Além de produtos em promoção, o Comper Itanhangá vai contar com a chegada do Coelhinho da Páscoa no triciclo Brucutu. Além das fotos com o personagem mais famoso da temporada, a molecada poderá se esbaldar com a cascata de chocolate e se divertir com a pintura facial, personagens e outras atrações. O evento acontece no sábado, dia 25 de março, às 17 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo