Toyota vai lançar SUV elétrico com porte de Yaris Cross em 2024

Modelo faz parte dos 15 lançamentos prometidos para até 2026

A Toyota foi pioneira com sistema de motores híbrido flex no Brasil, mas quando o assunto é carro elétrico, ainda está atrás da concorrência. Porém, para outros países a realidade é diferente. A fabricante já apresentou no Salão de Tóquio de 2023 alguns SUVs elétricos, e agora foi a vez de mostrar mais um em Bruxelas, na Bélgica, chamado de Urban. O conceito vai dar origem a um modelo de produção com porte de Hyundai Creta e Toyota Yaris Cross, que será fabricado no Brasil.

Toyota SUV Urban Conceito Frente

Toyota Urban SUV será lançado ano que vem (Foto: Divulgação)

O visual é bem parecido com o do BZ4x, modelo vendido em outros mercados. As luzes de condução diurna tem um formato de “J” e emendam nos faróis de LED. O modelo ainda tem um filete de LED que corta toda a dianteira. Como já é de se saber, elétricos não costumam ter grade e com o Urban não é diferente. Na parte inferior do para-choque, temos tomadas de ar bem grandes.

O conceito traz vincos bem marcados, maçanetas escondidas na porta (e a traseira na coluna C) e um estilo parecido com o do Citroën C4 Cactus. As lanternas cruzam toda a traseira e lembram as dos novos Mercedes da família EQ. Mas chama atenção o ângulo de saída generoso na traseira.

Toyota SUV Urban Conceito Lateral

Toyota Urban SUV tem maçanetas escamoteadas (Foto: Divulgação)

Infelizmente, não foram mostradas fotos do interior. Mas podemos esperar por algo mais futurista, com telas grandes e acabamento mais minimalista. Motorização a autonomia também seguem como mistério.

Toyota SUV Urban Conceito Traseira

Toyota Urban SUV tem lanterna gigante (Foto: Divulgação)

Ao que tudo indica, o SUV terá 4,30 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. Seu entre-eixos não foi revelado, mas é o mesmo comprimento de Hyundai Creta e Toyota Yaris Cross.

A boa notícia é que ele foi projetado para ter tração simples dianteira ou integral. Isso quer dizer que o novo SUV terá opções apenas com motor dianteiro e outras com dianteiro e traseiro.

O Urban SUV será um dos 15 modelos zero emissão lançados pela fabricante até 2026 na Europa. A Toyota projeta ter mais de 20% das suas vendas representadas por carros elétricos no Velho Continente nos próximo anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo