Tiroteio em universidade deixa 15 mortos em Praga, na República Tcheca

Um ataque a tiros ocorrido nesta quinta-feira (21) no Centro de Praga, capital da República Tcheca, causou a morte de pelo menos 15 pessoas e deixou outras 25 feridas, sendo 10 em estado grave. Ainda não há informações sobre as motivações para o ataque.

Estudantes são autorizados a deixar os prédios da Universidade de Charles, em Praga, na República Tcheca, que foi atacada nesta quinta-feira (21) – Foto: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tiroteio aconteceu em uma universidade, tendo estudantes, professores e funcionários entrado em pânico. Muitos correram em direção as portas de emergência, enquanto que outros preferiram se trancar nas salas.

Equipes da polícia, do Corpo de Bombeiros e de paramédicos foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado. Toda a região foi cercada e o tráfego de veículos foi suspenso em uma imensa área. Ruas e avenidas próximas foram bloqueadas.

O suspeito foi localizado e morto por policiais. Seu corpo foi resgatado e levado para o necrotério de um hospital próximo.

Segundo uma fonte da polícia, que preferiu não se identificar, informou que o ataque aconteceu na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, que ficam nas imediações a Jan Palache Square, na Cidade Velha de Praga.

Tiroteio em faculdade de arte deixa ao menos 15 mortos e 25 feridos em Praga, na República Tcheca. – Foto: Divulgação

Testemunhas disseram que o suspeito portava duas armas, sendo uma pistola e um fuzil, e que ele estava em cima de um prédio, atirando nas pessoas que chegavam na faculdade de artes.

Uma equipe da polícia foi até a residência do suspeito e a revistaram. Dentro do imóvel foi encontrado o corpo do pai do suspeito. Acredita-se que ele tenha sido assassinado pelo próprio filho.

Após isolar a área e matar o suspeito, policiais pediram aos estudantes professores e funcionários que deixassem os respectivos prédios da faculdade de arte. Todos saíram com as mãos levantadas.

O ministro do Interior de República Tcheca, Vit Rakusan, disse em entrevista coletiva, que não existe indicação de que o crime tenha relação com terrorismo internacional, mas que as investigações prosseguem sendo realizadas.

Ainda de acordo com a polícia local, existe a suspeita de que o atirador pode ter matado um homem e a própria filha de dois meses. Ambos foram encontrados mortos em uma floresta em um vilarejo nos arredores da capital, Praga.

Uma fonte da polícia informou que a causa da morte do suspeito ainda não é oficial, e que os investigadores estão tentando descobrir se ele se suicidou ou se foi morto por policiais.

Polícia isola área próxima à Universidades de Charles, em Praga, na República Tcheca, alvo de um ataque nesta quinta-feira (21) — Foto: Michal Cizek / AFP

O governo da República Tcheca decretou luto oficial em todo o país por três dias. Homenagens as vítimas já começam a ser feitas, principalmente em Praga, capital do país.

O presidente do país, Petr Pavel, declarou que se sente triste com o ocorrido, e que ao mesmo tempo sente raiva.

Gostaria de expressar as minhas sinceras condolências a todos os familiares das vítimas, a todos os que estiveram presentes neste trágico incidente, o mais trágico da história da República Tcheca“, disse Petr Pavel.

Neste momento, centenas de pessoas estão em frente à sede da Universidade Charles, uma das mais antigas da Europa Central, prestando homenagens as vítimas. Velas estão sendo acessas nas calçadas em frente a Faculdade de Artes.

Os crimes com arma de fogo são relativamente raros na República Tcheca, já que as exigências para a compra e o porte de armas no país são rigorosas.

Em dezembro de 2019, um homem armado invadiu um hospital na cidade de Ostrava, no Leste do país, e matou seis pessoas. Após, ele cometeu suicídio.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo