Tiroteio em Paris, na França, deixa 3 mortos e 5 feridos

Tiroteio no Centro de Paris, capital da França, deixa 3 mortos e 5 feridos nesta sexta-feira (23) – Foto: Reuters

Um tiroteio ocorrido na manhã desta sexta-feira (23) em Paris, capital da França, resultou na morte de pelo menos três pessoas e deixou outras cinco feridas. As circunstâncias e motivações para o ataque ainda são desconhecidas, porém já estão sendo investigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tiroteio aconteceu em um centro cultural curdo, o Ahmet-Kaya, que fica localizado na Rua d’Enghien, região central de Paris, conhecida por abrigar pequenos cafés e lojas. O atirador, um idoso de 69 anos, foi preso em flagrante e, logo em seguida, foi levado para uma delegacia de polícia.

A identidade e a nacionalidade do suspeito não foram divulgadas e policiais estão neste momento vistoriando a residência dele. Familiares do atirador estão prestando depoimento à polícia.

Equipes de emergência formadas por policiais, bombeiros e paramédicos foram mobilizadas e enviadas para a região, que foi isolada. Apenas veículos oficiais podem entrar na área, que permanece cercada.

Polícia e bombeiros foram acionados após tiros no centro de Paris, na França nesta sexta (23) — Foto: Reuters

No momento do ataque policiais faziam um patrulhamento de rotina e conseguiram desarmar e deter o suspeito, que foi imediatamente levado para a delegacia.

Acredita-se que o ataque tenha motivação racista e intolerância religiosa. As autoridades policiais pedem a população que evitem transitar pela região nos próximos dias.

O vice-prefeito de Paris, Emmanuel Gregoire, agradeceu a ação rápida e enérgica da polícia parisiense, que conseguiu evitar uma tragédia ainda maior.

Houve um ataque com arma de fogo. Obrigado às forças de segurança por sua ação rápida. Pensamentos para as vítimas e aqueles que testemunharam este drama“, disse Emmanuel Gregoire nas redes sociais.

Testemunhas disseram que ouviram de sete a nove tiros e que muitas pessoas que estavam na rua naquele momento entraram em pânico, e saíra correndo. Algumas entraram nas lojas próximas, cujos funcionários fecharam rapidamente as portas.

Policiais e bombeiros franceses são vistos patrulhando e protegendo a Rua d’Enghien, depois que tiros foram disparados no local, matando três pessoas e ferindo outras cinco em Paris, na França — Foto: Reuters

A Promotoria de Paris abriu uma investigação para apurar as circunstâncias e motivações dos crimes. O réu deverá responder ao processo por tentativa de assassinato, homicídio doloso (quando há intenção de matar) e violência.

O ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, afirmou que aparentemente o suspeito agiu sozinho, mas que por precaução buscas estão sendo realizadas na região a procurar de possíveis cumplices.

Gérald Darmanin disse ainda que o suspeito já foi identificado e que ele é conhecido das autoridades policiais por outros delitos, mas que não estava sendo investigado por extremismo político.

No começo da tarde de hoje, o presidente da França, Emmanuel Macron, classificou o incidente como “ataque hediondo” e exigiu das autoridades uma investigação rigorosa e uma punição exemplar para o responsável.

Nos últimos anos, os curdos tem sido alvo de ataques em Paris e em outras cidades francesas, sobretudo por razões religiosas.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo