Tiroteio em mesquita deixa 6 mortos e 8 feridos em Quebec (Canadá)

Jornalistas se posicionam próximo a área da mesquita em Quebec, no Canadá, onde um tiroteio causou a morte de seis pessoas neste domingo (29/01) – Foto: Mathieu Belanger/Reuters

Um tiroteio ocorrido na noite de domingo (29/01) no Centro Cultural Islâmico, em Quebec, no Canadá, causou a morte de pelo menos seis pessoas e deixou outras oito feridas, das quais quatro em estado grave.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tiroteio aconteceu em uma mesquita que fica localizado ao lado do Centro Cultural.

Testemunhas disseram que dois homens armados invadiram o local, onde cerca de 40 pessoas faziam suas orações, e atiraram contra todos, causando pânico entre os frequentadores. Muitos correram em direção oposta a porta e foram pisoteadas.

Após cometerem os ataques, os dois suspeitos fugiram do local, mas foram surpreendidos pelos policiais. Ambos foram presos e levados a uma delegacia de polícia local.

Equipes de emergência foram acionados e rapidamente chegaram ao local. Paramédicos socorreram os feridos e os levaram para hospitais da região.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, classificou o ataque como “ato terrorista”, mesmo tendo sido realizado por dois cidadãos canadenses. Policiais acreditam que um terceiro suspeito tenha participado do ataque, mas até o momento ele não foi localizado e/ou detido.

As autoridades médicas de Quebec informaram que os mortos possuem entre 35 e 70 anos, e que os corpos ainda não foram liberados para que os familiares possam realizar os respectivos atos fúnebres.

Testemunhas disseram que o ataque ocorreu por volta das 20h15min (horário local), e que um dos suspeitos carregava um fuzil AK-47.

A motivação do ataque ainda é desconhecida, mas policiais canadenses acreditam que tenha sido ódio religioso pelos mulçumanos, já que o templo e o centro cultural islâmico sofreu atos de vandalismo em outras ocasiões, quando foram rabiscados em suas paredes mensagens xenófobas.

Em junho de 2016, jovens deixaram na porta do templo, durante o Ramadã, uma cabeça de porca, com mensagens ofensivas aos mulçumanos.

Em nota distribuída à imprensa, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que o Governo condena todo e qualquer tipo de ataque, principalmente contra os mulçumanos.

Condenamos este ataque terrorista contra os muçulmanos em um centro de culto e refúgio. Os muçulmanos canadenses são parte importante de nosso tecido nacional. Estes atos sem sentido não têm espaço em nossas comunidades, cidades e país“, afirmou Trudeau.

O ataque acontece no exato momento em que as autoridades canadenses analisam a possibilidade de abrir as portas do país para refugiados sírios, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu a entrada deles no país.

Na realidade, o Canadá está pretendendo oferecer temporariamente, vistos de residência a várias pessoas que estão retidas no país, e que não podem retornar aos Estados Unidos.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo