Ataque deixa pelo menos 10 feridos em universidade de Ohio (EUA)

Ambulâncias e carros da polícia e dos bombeiros podem ser vistos no estacionamento da Ohio State University, palco de um ataque nesta segunda-feira (28/11) – Foto: Twitter/Reprodução

Ambulâncias e carros da polícia e dos bombeiros podem ser vistos no estacionamento da Ohio State University, palco de um ataque nesta segunda-feira (28/11) – Foto: Twitter/Reprodução

Um tiroteio ocorrido na manhã desta segunda-feira (28/11) no campus da Ohio State University, em Columbus, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos (EUA), causou a morte de uma pessoa e deixou outras 10 feridas. O suspeito foi morto na ação e foi identificado como sendo Abdul Razak Ali Artan, de 18 anos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o jovem suspeito é de origem somali e estudava e morava no campus. Ainda não há informações sobre os motivos que o levaram a atacar as pessoas.

Segundo a emissora de TV CNN, assim que começou o ataque, funcionários e professores da universidade acionaram a polícia e as equipes de resgate, que rapidamente chegaram ao local, que foi cercado e isolado.

Professores e funcionários aos estudantes que entrassem rapidamente nas salas de aulas de demais dependências, e que permanecessem deitados no chão e trancados.

Testemunhas disseram que o suspeito estava dirigindo o próprio carro, o qual foi arremessado contra as vítimas. Armado com um revólver, começou a atirar contra alunos e professores.

Assim que a munição acabou, Abdul Razak Ali Artan sacou uma faca e começou a ferir as pessoas, tendo várias tentado agarrar o agressor, que conseguir escapar. O suspeito foi cercado pela polícia e ao reagir foi morto.

Policiais realizaram buscas por todo o campus da universidade, tentando localizar possíveis cúmplices. Não está descartado a possibilidade de o ataque ter sido um ato terrorista.

Os feridos foram socorridos e encaminhados às pressas a hospitais da região. Uma das vítimas está em estado grave e os demais, cerca de nove pessoas, encontram-se internados.

As autoridades locais informaram que Abdul Razak Ali Artan deixou a Somália em 2007 com a família, e que ele estava vivendo legalmente nos EUA, não tendo se envolvido, pelo menos até o momento, em nenhum ato ilícito. O carro usado por ele estava registrado no nome de um parente.

Uma fonte do FBI (Polícia Federal dos EUA), que preferiu não se identificar, informou agora a pouco que a família de Abdul Razak Ali Artan viveu no Paquistão antes de se mudarem para os Estados Unidos, e que todos conseguiram permissão de residência legal e permanente para morar no país.

A Somália é um berço do Grupo Jihadista Al Shabab, um dos mais ativos da África, e que costumam realizar ataques terrorista no continente africano.

A Ohio State University é uma das maiores universidades do país e atualmente possui cerca de 60 mil estudantes. A direção da instituição de ensino ainda não informou se haverá aulas nesta terça-feira (29/11), apesar das autoridades policiais já terem liberado o campus.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo