Tiroteio deixa ao menos 18 mortos e 60 feridos em Maine, nos EUA

Um homem armado invadiu na noite de quarta-feira (25) um estabelecimento comercial onde funciona um bar e um clube de boliche, na cidade de Lewiston, no Estado de Maine, nos Estados Unidos (EUA), e abriu fogo contra as pessoas que estavam no local, entre funcionários e clientes, causando a morte de pelo menos 18 pessoas e deixando outras 60 feridas.

Policiais realizam cerco próximo ao local onde um suspeito matou 18 pessoas na cidade de Lewiston, no Estado de Maine, nos EUA – Foto: Nicholas Pfosi/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as motivações para o ataque ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas. O suspeito fugiu do local e ainda não foi localizado.

Equipes de emergência e da polícia foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Os moradores foram orientados a permanecerem dentro de casa e aconselhados a não abrirem a porta para pessoas estranhas.

Uma fonte da polícia, que pediu o anonimato, disse que o suspeito já foi identificado, mas que ele ainda não foi detido. Buscas estão sendo realizadas por toda a cidade.

A imprensa local informou que o suspeito também teria invadido a sede administrativa e logística do Hipermercado Walmart, porém a informação não foi oficialmente confirmada pela polícia.

Policiais realizam cerco próximo ao local onde um suspeito matou 18 pessoas na cidade de Lewiston, no Estado de Maine, nos EUA – Foto: Nicholas Pfosi/Reuters

O suspeito foi identificado como sendo Robert R. Card., de 40 anos. Ele é um homem branco e no momento do ataque vestia um moletom marrom e calça jeans. Ele usou um fuzil semiautomático para atirar contra as pessoas.

Robert R. Card é reservista do Exército dos Estados Unidos e instrutor de tiros. Possui um histórico de doença mental, e mesmo assim recebeu autorização para portar armas de fogo.

No início de 2023, Robert R. Card. Ameaçou atirar contra uma base da Guarda Nacional. Na ocasião, ele chegou a ser detido, porém foi liberado logo em seguida.

O FBI (Departamento Federal de Investigação) está auxiliando a polícia local nas investigações.

Uma caminhonete, na cor branca, foi localizada e apreendida a aproximadamente 10 km de Lewiston. Acredita-se que o veículo seja de propriedade do suspeito.

Policiais realizam cerco próximo ao local onde um suspeito matou 18 pessoas na cidade de Lewiston, no Estado de Maine, nos EUA – Foto: Nicholas Pfosi/Reuters

Por precaução, as autoridades de Lewiston determinaram que todas as escolas e estabelecimentos de entretenimento fossem fechados por tempo indeterminado.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (EUA), lamentou o ocorrido e se solidarizou-se com as vítimas e seus familiares. Ele colocou o FBI e a Força Nacional a disposição das autoridades locais.

A governadora do Estado de Maine, Janet Mills, disse que a polícia está trabalhando para tentar localizar e prender o suspeito, e pediu aos moradores que permaneçam calmos e dentro da casa.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo