Time Brasil BRB vence a Suécia e se classifica para o Finals da Copa Davis

Fora de casa, equipe brasileira marcou 3 a 1 sobre os suecos, após vitórias de Rafael Matos e Felipe Meligeni, nas duplas, e de Thiago Monteiro, de virada

Helsingborg (Suécia), 3 de fevereiro de 2024 – O Time Brasil BRB está classificado para a fase final de grupos da Copa Davis, pela primeira vez, desde o novo formato criado em 2019. Para garantir a vaga à próxima fase, a equipe brasileira venceu a Suécia, por 3 a 1, fora de casa, em Helsingborg.

Crédito: André Gemmer/CBT

Depois de terminar o primeiro dia dos Qualifiers da Copa Davis, na sexta-feira, empatado em 1 a 1 com a Suécia, o Time Brasil BRB abriu o sábado retomando a vantagem no confronto (2 a 1), com a vitória nas duplas do gaúcho Rafael Matos e do paulista Felipe Meligeni sobre Filip Bergevi e Andre Goransson, por 6/2 7/5. “Feliz de ter conseguido esse ponto para o Brasil. Era um jogo muito difícil, primeira vez que jogamos um ponto desse no 1 a 1”, contou Meligeni. “A energia foi fundamental, tanto a nossa quanto a do time fora de quadra apoiando”, completou Matos.

Em seguida, o cearense Thiago Monteiro (119º do mundo), que já havia triunfado no dia anterior, entrou em quadra para buscar o terceiro ponto do Brasil e selar a vitória no confronto por 3 a 1. O brasileiro começou em desvantagem, perdendo o primeiro set contra Elias Ymer (#160). No segundo set, com confiança, conseguiu empatar a partida e ditou o ritmo no terceiro set, vencendo por 4/6 6/4 6/2, em 2h22.

Com o resultado de hoje, Monteiro alcançou a 12ª vitória em 23 jogos pela Copa Davis e enalteceu o trabalho da equipe. “Estou muito feliz de conseguir ajudar o Brasil a se classificar para o Finals da Copa Davis. Desde a minha estreia no time, em 2016, era um grande sonho contribuir para isso. O sonho foi realizado, todo o time se empenhou, lutou muito e se entregou até o final. Sem dúvidas, sem o trabalho e o empenho de todos, nada disso seria possível. Estou muito orgulhoso em fazer parte deste time e agora vamos para o Finals”, disse o tenista.

O capitão Jaime Oncins destacou o espírito de equipe na conquista desse resultado tão importante para o tênis brasileiro. “Esse momento, com certeza, vai ficar gravado na memória de todo mundo. Eu só tenho a dizer que tenho um orgulho muito grande deste time, todos os jogadores comprometidos, deixaram suas coisas de lado para estarem aqui, numa união muito grande e com um objetivo único que era vencer”, destacou Oncins.

A fase de grupos do Finals da Copa Davis acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, em local a ser definido. O Time Brasil BRB precisará ficar entre os oito melhores para disputar a grande final, em novembro, em Málaga, na Espanha.

Copa Davis – Suécia 1 vs 3 Time Brasil BRB

Thiago Monteiro (BRA) d. Karl Friberg (SWE) – 6/3 7/6(5)

Elias Ymer (SWE) d. Gustavo Heide (BRA) – 4/6 6/1 6/3

Rafael Matos (BRA) /Felipe Meligeni (BRA) d. Filip Bergevi (SWE) / André Göransson (SWE) – 6/2 7.5

Thiago Monteiro (BRA) d. Elias Ymer (SWE) – 3/6 6/4 6/2

Fonte: Imprensa CBT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo