Terremotos atingem a Argentina, Chile, Equador, México e Peru

Carro destruído é visto em Cuenca, no Equador, após o terremoto que atingiu o país nesta sexta-feira (18) – Foto: Xavier Caivinagua/AP

Uma série de abalos sísmicos de magnitudes entre 6,8 e 7,0 graus atingiram neste sábado (18) a Argentina, o Chile, o Equador, o México e o Peru. Há informações de tremores de terra secundários em vários países.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os terremotos mais fortes ocorreram nas regiões costeiras do Peru e do Equador, onde foram registrados danos significativos a infraestrutura de algumas cidades.

Alguns países emitiram alerta de tsunami, porém o mesmo foi cancelado horas depois. Por precaução, as autoridades destes dois países pediram aos moradores que deixem imediatamente a região litorânea.

Argentina, Chile, Equador, México e Peru fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico, que é uma grande área, de aproximadamente 40 mil km, em forma de ferradura, que circunda o oceano Pacífico, passando também pelos Estados Unidos (EUA), Canadá, Rússia, Japão, Sudeste Asiático e Oceania).

Segundo informações do Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), os tremores mais fortes foram observados nas regiões litorâneas do Peru (magnitude de 7,0) e Equador (magnitude de 6,8).

O Instituto Geofísico do Peru (IGP) informou que o sismo de 7,0 graus ocorreu por volta das 12h12min (horário local), com epicentro na cidade de Tumbes, no Norte do país.

Já o Centro Sismológico Nacional do Equador informou que o terremoto de 6,8 graus que atingiu o país ocorreu por volta das 12h13min (horário local), a cerca de 30 km de distância da cidade de Balao, na província de Guayas.

O USGS informou que o terremoto na Argentina foi de 5,0 graus e a região mais atingida foi Mendoza. No Chile, a magnitude foi de 4,0 graus, com epicentro na cidade de Arica, no extremo Norte do país.

Ainda segundo o USGS, no México, o terremoto foi de magnitude de 4,3 graus, com epicentro próximo a cidade de San Jose Del cabo.

Ainda não há informações sobre danos ou vítimas.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo