Terremoto volta a atingir o Equador e deixa 1 morto e 85 feridos

Moradores de Manta, no Equador decidiram passar a noite fora de casa nesta quarta-feira (18/05), depois do forte terremoto que atingiu a região. – Foto: Charly Parraga/AFP

Moradores de Manta, no Equador decidiram passar a noite fora de casa nesta quarta-feira (18/05), depois do forte terremoto que atingiu a região. – Foto: Charly Parraga/AFP

Um forte terremoto de magnitude de 6,7 graus na Escala Richter voltou a atingir o equador nesta quarta-feira (18/05), causando a morte de pelo menos uma pessoa e deixando outras 85 feridas. Ainda não há informações sobre possíveis danos na infraestrutura das cidades.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os tremores de terra atingiram principal a província de Rosa Zarate, que foi colocada em estado de alerta máximo.

Dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), revelam que o tremor de terra aconteceu na tarde de hoje, por volta das 13h45min (horário de Brasília), e teve como epicentro a província de Rosa Zarate. Ele foi localizado a 58 km ao Sul de Esmeraldas e a uma profundidade de 10 km, próximo a Costa do Pacífico.

Testemunhas disseram que o forte tremor foi seguido por outro de igual intensidade, de 6,8 graus na Escala Richter, e que houve réplicas depois disso.

O presidente do Equador, Rafael Corrêa, informou agora a pouco que os danos foram de pequena monta, e que as equipes de resgate, policiais, bombeiros e militares do Exército estão ajudando no socorro às vítimas.

Muitas pessoas deixaram apressadamente suas casas, e elas ainda permanecem nas ruas. Alguns moradores disseram que irão passar a noite deitados nas praças e calçadas.

O abalo sísmico de hoje abalou alguns pontos da cidade de Quito, capital do país, e foi seguido por várias réplicas. Houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros, e a suspensão nos serviços de telefonia fixa e móvel.

Moradores do Bairro Costa Azul, próximo ao Porto de Manta, na Província de Manabi, ficaram muito assustados e saíram correndo de suas casas, tendo muitos ficados feridos após caírem no asfalto.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que o terremoto também foi sentido na cidade de Cali, na Colômbia. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

As autoridades equatorianas e bolivianas não emitiram nenhum alerta de tsunami, mas pediram para as pessoas que residem no litoral que permaneçam atentos.

Em abril deste ano um forte terremoto de magnitude de 7,8 graus na Escala Richter causou a morte de 650 pessoas e deixou outras 16 mil feridas no Equador.

Com informações das Agências Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo