Terremoto no Mar do Japão obriga autoridades a decretarem alerta de tsunami

Foto: USGS/Reprodução

Um forte tremor de terra atingiu o fundo do Mar do Japão na manhã desta terça-feira (18), obrigando as autoridades japonesas a emitirem alerta de tsunami. Centenas de pessoas que residem no litoral foram retiradas de suas casas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) mostram que o abalo sísmico foi de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter, a uma profundidade de 16,1 km, e ocorreu a 33 km de distância de Tsuruoka, próximo a Costa Japonesa.

O terremoto aconteceu por volta das 10h22min (horário de Brasília) de hoje e não foi sentido na Ilha Japonesa. O alerta emitido pelas autoridades prevê a possibilidade de tsunami de elevação do mar em 0,2 a 1 metro, principalmente no litoral noroeste da ilha principal do Arquipélago Japonês, onde ficam localizadas as prefeituras (províncias) de Yamagata, Niigata e Ishikawa.

Já Rede de TV NHK informou que o tremor de terra foi de magnitude de 6,8 graus na Escala Richter. Essas diferenças são comuns nos primeiros momentos após o fenômeno natural.

O porta-voz do governo japonês, ministro Yoshihide Suga, informou que os efeitos do terremoto foram sentidos com mais força na metade Norte do país, mas que não há registro de vítimas e/ou danos.

Ainda segundo Yoshihide Suga, as autoridades estão avaliando as informações para estabelecer metas de ajuda a possíveis vítimas e governos locais.

As usinas nucleares localizadas nas províncias de Niigata e Yamagata aparentemente não foram afetadas e o funcionamento delas prossegue normalmente.

Com informações das Agências Reuters, France Presse e NHK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo