Terremoto atinge Taiwan e deixa ao menos 9 mortos e 900 feridos

Um forte terremoto atingiu nesta quarta-feira (03) a Ilha de Taiwan, provocando destruição e mortes. É o maior terremoto no país em 25 anos – Foto: CNA/AFP

Um forte terremoto de magnitude de 7,4 graus atingiu na manhã desta quarta-feira (03) a Ilha de Taiwan, na Ásia, causando a morte de pelo menos nove pessoas e deixando outras 900 feridas. O tremor também foi sentido na China, Japão e Filipinas, tendo um alerta de tsunami sido emitido.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, cerca de 50 pessoas que residem em Taiwan encontram-se desparecidas. Trata-se do mais forte terremoto registrado no país em 25 anos.

Por precaução, as autoridades de Taiwan, do Japão e das Filipinas determinaram a evacuação de moradores que residem em áreas litorâneas, devido ao risco de tsunamis e maremotos.

As autoridades taiwanesas informaram que 70 mineiros ficaram presos em duas minas, mas as equipes de resgate já foram mobilizadas e enviadas para a região, que foi isolada.

Terremoto em Taiwan causam desabamento de pontes, viadutos e prédios – Foto: Sam Yeh/AFP

Ao menos 26 edifícios desabaram em Taiwan, principalmente na cidade de Hualien, onde o número de vítimas (mortos, feridos e desaparecidos) pode aumentar nas próximas horas.

Há pelo menos 77 presas sob os escombros de prédios e edifícios que desabaram. A prioridade das equipes de resgate é o de resgatar as pessoas com vida.

A Embaixada do Brasil em Taiwan informou que não existem brasileiros entre as vítimas, e que o prédio da representação diplomática sofreu danos menores.

Cerca de 50 turistas que estavam em quatro micro-ônibus encontram-se desaparecidas. As equipes de resgate e os bombeiros estão tentando localizá-las.

Em Taipei, parte da cidade permanece sem energia elétrica e sem telefonia móvel. Há relatos de desabamento de imóveis e deslizamentos de terra. Um trem foi parado bruscamente e os passageiros tiveram que descer as pressas dos vagões.

Na cidade de Xangai, na China Continental, os moradores disseram que sentiram o tremor de terra, mas que não houve danos ou vítimas.

Um forte terremoto abalou grande parte de Taiwan nesta quarta-feira (03), derrubando vários prédios e edifícios. Foto: WhatsApp/Cortesia

A Agência de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o terremoto em Taiwan foi de 7,4 graus de magnitude, a apenas 15,5 km de profundidade.

Já a Agência Meteorológica do Japão informou que o tremor foi de 7,7 graus, porém horas depois revisou os dados e diminuiu a magnitude para 7,5 graus. O epicentro do tremor foi localizado próximo a cidade de Hualien, localizada em uma área montanhosa e pouco povoada.

As autoridades locais acreditam que os micro-ônibus com turistas tenham sido soterrados por deslizamentos de terra. Eles seguiam em direção a um parque nacional. Não há informações sobre a nacionalidade das vítimas.

Todas as estradas próximas ao epicentro do tremor foram interditadas e os aeroportos foram fechados. Os voos foram cancelados e os pilotos de aviões que sobrevoavam as regiões afetadas foram orientados a seguir para outros aeroportos.

Deslizamentos de terra obrigaram as autoridades a interditarem rodovias e estradas em todo o país. – Foto: WhatsApp/Cortesia

Tremores secundários ainda podem ser sentidos na capital Taipé, cujos moradores ainda permanecem nas ruas. Prédios e edifícios estão fechados, sendo proibido a entrada de pessoas.

Ondas de 30 centímetros foram registradas na Ilha de Yonaguni, no Japão, a cerca de 100 km da Costa Leste de Taiwan. As autoridades japonesas cancelaram o alerta de tsunami no país.

Nas Filipinas, as autoridades também cancelaram o alerta de tsunami, porém aconselharam a população a não voltarem para suas respectivas casas na região litorânea do país.

Com informações das Agências France Presse, Deutsche Welle e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo