Terremoto de 6,6 graus na Escala Richter atinge o Centro da Itália e deixa dezenas de feridos

Terremoto atinge a cidade de Norcia, no Centro da Itália – Foto: Sky Itália/AP

Terremoto atinge a cidade de Norcia, no Centro da Itália – Foto: Sky Itália/AP

Um forte terremoto de magnitude de 6,6 graus na Escala Richter atingiu neste domingo (30/10) a Região Central da Itália, causando destruição e deixando dezenas de pessoas feridas. Ainda não há informações sobre mortos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias dezenas de edificações e igrejas históricas desabaram, tendo muitas casas e estabelecimentos comerciais sido destruídos. Muitos moradores permanecem nas ruas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o tremor aconteceu por volta das 07h40min (horário local) e às 04h40min (horário de Brasília), e atingiu a Região de Úmbria, a 68 km a Sudeste de Perugia, a 6 km de distância de Norcia, a uma profundidade de 10 km.

Dezenas de vilarejos foram atingidos e as equipes de resgate estão tendo dificuldade de chegar aos locais, devido aos acessos que foram bloqueados por ruínas e desmoronamentos de encostas.

O Governo da Itália já disponibilizou três helicópteros para tentar chegar as regiões mais afetas e que se encontram isoladas. A prioridade é resgatar os feridos e levar mantimentos, tendas, cobertores e medicamentos as populações.

A Proteção Civil da Itália informou que o tremor foi sentido do Norte ao Sul do país, de Bolzano, próximo à fronteira com a Áustria, até a Região de Puglia, no Extremo Sul. Moradores afirmam que o abalo sísmico também foi sentido na capital, Roma.

O chefe da Defesa Civil Italiana, Fabrizio Curcio, disse que um morador ficou gravemente ferido, mas que ele foi socorrido e levado às pressas a um hospital.

Moradores de Norcia, na Itália, deixaram suas casas e ficaram durante horas em frente a Basílica de São Benedetto, parcialmente destruída pelo terremoto deste domingo (30/10) – Foto: Sky Itália/AP

Moradores de Norcia, na Itália, deixaram suas casas e ficaram durante horas em frente a Basílica de São Benedetto, parcialmente destruída pelo terremoto deste domingo (30/10) – Foto: Sky Itália/AP

Várias pessoas ainda estão sob os escombros e policiais, bombeiros, militares do Exército e voluntários trabalham arduamente para tentar retirá-los debaixo das ruínas das casas e prédios. Em Norcia foram resgatadas com vida seis vítimas e em Tolentino as equipes conseguiram resgatar com ferimentos leves outras três.

O terremoto provocou deslizamentos de terra em várias regiões do país e algumas estradas estão bloqueadas. Outras rodovias foram interditadas devido ao risco de desmoronamento de encostas.

Em Roma, capital do país, a circulação de trens e de metrô foram suspensas e todas as estações foram fechadas por tempo indeterminado. Há registro de danos em algumas linhas férreas e de metrô.

Motoristas que trafegam pelas ruas de Roma estão ajudando no transporte das pessoas que não conseguem chegar em casa. A solidariedade é vista por toda a cidade.

A Defesa Civil Italiana informou agora a pouco que na cidade de Norcia, a Basílica de San Benedetto, construída no século XIV, ficou parcialmente destruída. Segundo a lenda, o templo religioso foi erguido sobre o local de nascimento de São Bento, fundador da Ordem Beneditina, nascido no ano de 480.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse que vai reconstruir todos os prédios históricos, incluindo as Igreja. Para os moradores das regiões afetadas pelo tremor, será liberado recursos para que possa reconstruir suas casas.

Durante a Oração do Angelus realizada na manhã de hoje na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco se solidarizou com as vítimas do terremoto, e realizou uma oração especial as vítimas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo