Terremoto de 5,6 atinge a Indonésia e deixa cerca de 56 mortos

Equipes de resgate vasculham escombros de loja em Jacarta, na Indonésia, em busca por sobreviventes do terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira (21) — Foto: Firman Taqur/ AP

Um forte terremoto de magnitude de 5,6 atingiu na madrugada desta segunda-feira (21) a Indonésia, provocando danos e deixando pelo menos 56 mortos. Outras 700 pessoas ficaram feridas e estão sendo resgatadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tremor teve epicentro na Ilha de Java, a principal do país, mas também foi sentido em Jacarta, capital da Indonésia.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que centenas de prédios foram danificados, tendo ao menos três deles desabado. Equipes de resgate continuam os trabalhos em buscas de vítimas que ainda possam estar sob os escombros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que registra tremores de terra em todo o mundo, informou que o epicentro do terremoto na Indonésia aconteceu na província de Cianjur, na Região Ocidental de Java a 75 km de distância de Jacarta, a uma profundidade de 10 km.

Terremoto atinge a Indonésia nesta segunda-feira (21) e provoca danos na cidade de Cianjur – Foto: BPBD Via Reuters

As autoridades de Cianjur informou que ainda existem centenas de pessoas desaparecidas e que dezenas de prédios desabaram ou foram danificados.

A Agência Geofísica da Indonésia registrou pelo menos 25 tremores secundários, os quais também atingiram a capital Jacarta, que possui centenas de prédios comerciais. Os arranha-céus da cidade balançaram por cerca de três minutos, e precisaram ser esvaziados.

Em algumas cidades, prédios desabaram, soterrando dezenas de pessoas. Algumas vítimas que já foram socorridas sofreram fraturas nos braços e pernas, tendo todas sido levadas para hospitais.

A Indonésia é um arquipélago com mais de 270 milhões de habitantes e, frequentemente, é atingida por terremotos e erupções vulcânicas, além de tsunamis. Ela situa-se no chamado ‘Anel de Fogo’, uma área no Oceano Pacífico onde se concentra falhas geológicas.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo