Terremoto atinge o Irã e deixa 3 mortos e cerca de 800 feridos

Terremoto de 5,9 graus atingiu neste sábado (28) a cidade de Khoy, na província do Azerbaijão Ocidental, no Irã, causando a morte de três pessoas – Foto: Soheil Faraji / ISNA / AFP

Um forte terremoto de magnitude de 5,9 graus atingiu na noite de sábado (28) o Noroeste do Irã, causando a morte de pelo menos três pessoas e deixando outras 800 feridas. Ainda não há informações sobre desabrigados e danos na infraestrutura das cidades atingidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o terremoto aconteceu próximo à fronteira com a Turquia. As autoridades turcas ainda não se manifestaram sobre o ocorrido e se houve danos e vítimas entre a população do país.

O Centro Sismológico da Universidade de Teerã, capital do Irã, informou que o epicentro do tremor ocorreu por volta das 21h45min (horário local), na cidade de Khoy, na Província do Azerbaijão Ocidental, em Úrmia.

As autoridades médicas iranianas informaram que a maioria das vítimas tiveram ferimentos leves, e que todas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região.

O governador da Província do Azerbaijão Ocidental, Mohammad Sadegh Motamedian, disse em entrevista à Agência Irna, o terremoto causou a morte de três pessoas e deixou 816 vítimas feridas, a maioria apresentado ferimentos leves.

Dos 816 feridos, 30 ainda permanecem internados em hospitais de cidades próximas ao epicentro do terremoto. O estado de saúde das vítimas não foi informado.

Até o momento as autoridades iranianas registraram danos em casas e estabelecimentos comerciais de 70 aldeias e, sobretudo, em áreas urbanas, onde os danos foram maiores.

O Centro Sismológico do Irã registrou cerca de 20 tremores secundários, que causaram tumulto entre os moradores das cidades atingidas. Algumas pessoas entraram em pânico e saíram correndo desesperadas.

Vários moradores permanecem do lado de fora de suas casas, apesar do frio intenso que atinge o Irã. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram pessoas sentadas nas calçadas e ruas ao redor e fogueiras e enroladas em cobertores, enquanto uma onda de neve atinge o Noroeste do país.

Terremotos são frequentes no Irã, que se encontra nos limites de várias placas tectônicas importantes, que se movem quase que diariamente, provocando abalos sísmicos, a maioria de baixa intensidade e quase imperceptível.

No dia 18 de janeiro deste ano, um terremoto de magnitude de 5,8 graus atingiu as proximidades da cidade de Khoy, deixando centenas de pessoas feridas.

O terremoto mais letal no Irã aconteceu em 1990, quando um forte tremor de magnitude de 7,4 graus atingiu o Norte do país, causando a morte de 40 mil pessoas e deixando cerca de 300 mil feridos e cerca de 500 mil desabrigados.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Irna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo