Terra registra outubro mais quente da história

Ano de 2023 deve bater recorde de calor, segundo órgão da UE

Outubro de 2023 bateu recorde de calor para o mês, reforçando a expectativa de que este ano seja o mais quente já registrado pela humanidade, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Copernicus, sistema de observação da Terra da União Europeia.

Turistas se refrescam do calor em Roma, capital da Itália (Foto: Ansa)

Segundo relatório publicado pelo organismo, a temperatura média da superfície do ar em outubro foi de 15,30ºC, alta de 0,40ºC em relação ao recorde anterior para o período, registrado em 2019.

Além disso, o mês passado foi 1,7ºC mais quente que a média para outubro no período entre 1850 e 1900, ainda antes dos efeitos das emissões de gases do efeito estufa no planeta.

“Podemos dizer quase com certeza que 2023 será o ano mais quente já registrado”, afirmou Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas do Copernicus.

Entre janeiro e outubro, a Terra teve temperatura média 1,43ºC acima do período 1850-1900 e 0,10ºC acima da cifra registrada nos 10 primeiros meses de 2016, quando o mundo bateu recorde de calor.

“A sensação de necessidade urgente de se tomar uma ação ambiciosa sobre o clima em vista da COP28 nunca foi tão forte”, acrescentou Burgess.

Desde junho, mês mais quente já registrado pela humanidade, com temperatura média de 16,95ºC, o planeta vem batendo seguidos recordes mensais de calor.

Além da crise climática provocada pela emissão de gases do efeito estufa, também contribui para esse cenário o fenômeno do El Niño, caracterizado pelo aumento das temperaturas na superfície do Oceano Pacífico e com repercussões em boa parte do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo