Temporal atinge o Rio de Janeiro e deixa um rastro de destruição

Um forte temporal atingiu nesta sexta-feira (22) a cidade do Rio de Janeiro, deixando para trás um rastro de destruição e vítimas. Ao menos uma pessoa morreu e outras três ficaram soterradas. Além da capital, Petrópolis também foi bastante castigada pela intensa chuva, que alagou vias públicas e inundou casas e estabelecimentos comerciais.

Fotos: WhatsApp/Cortesia

A cidade de Petrópolis encontra-se em estado de alerta, devido ao aumento da intensidade do volume de água e, sobretudo, devido ao deslizamento de terra. Até o momento foram constatados 35 deslizamentos de terra e desmoronamento de encostas.

Em Arraial do Cabo, em Nilópolis, um homem morreu após ser atingindo por um raio. O corpo dele foi resgatado e levado para o Instituto Médico Legal (IML).

A Prefeitura do Rio de Janeiro pediu aos moradores que evitem sair de casa, principalmente de carro, devido aos alagamentos das vias públicas.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro informou que Petrópolis está sendo muito atingida pela chuva intensa e pelas fortes rajadas de vento. Um deslizamento de terra ocorrido agora a pouco atingiu uma casa, soterrando cinco pessoas, entre elas uma mãe e seus três filhos. As equipes de resgate estão tentando localizar as vítimas.

Em Nilópolis, uma casa desabou e três pessoas conseguiram ser resgatadas com vida. Todas foram levadas para hospitais da região.

Ainda em Petrópolis, o Rio Quitandinha transbordou e as águas inundaram as vias públicas, prejudicando o tráfego de veículos. Alguns motoristas estão ‘Ilhados’, à espera dos bombeiros.

Na capital, seis árvores tombaram em decorrência das fortes rajadas de vento. Em Angra dos Reis, o risco é considerado alto para o deslizamento de terra.

Fotos: WhatsApp/Cortesia

As rodovias BR-040 (Rio-Petrópolis) e BR-116 (Rio-Teresópolis) foram interditadas e não há previsão para a normalidade do tráfego de veículos.

Na Baixa Fluminense, o Rio Acari corre o risco de transbordar a qualquer momento. A recomendação das autoridades é para que os motoristas e pedestres evitem transitar pela região.

Segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão para as próximas horas no Rio de Janeiro é de tempo nublado durante todo o dia, com previsão de chuva forte, a qual deverá vir acompanhada de fortes rajadas de vento.

O volume de chuva estimado para os próximos dias é de 300 a 500 milímetros até domingo (24). Já a Marinha do Brasil informou que o mar deve ficar muito atingido até domingo (24), com ondas de até três metros de altura.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo