Temporais atingem o Norte da Itália e deixam mortos e desaparecidos

Bombeiros são vistos trabalhando na cidade de Cesena, no Norte da Itália, após as fortes chuvas que atingiram a região nesta quarta-feira (17) — Foto: Alessandro Serrano/AFP

Intensas tempestades atingem desde segunda-feira (15) o Norte da Itália, provocando inundações, alagamentos e desabamentos de encostas e morros. Até o momento foram registradas 13 mortes e 11 feridos e o número de desaparecidos é de sete pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as tempestades, seguidas por inundações, também atingem a Bósnia e a Croácia.

Equipes de resgate, dos bombeiros e do Exército da Itália foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais atingidas para socorrer as vítimas. Cerca de 10 mil moradores tiveram que deixar suas casas, que foram parcialmente ou totalmente alagadas.

Muitas cidades estão cobertas de lama e encontram-se completamente isoladas, dificultando o trabalho das equipes de emergência.

Em um dia e meio, o volume de chuva foi superior ao esperado para seis meses. A previsão para as próximas horas é de mais chuva intensa no Norte do país.

As inundações obrigaram os organizadores do Grande Prêmio de Fórmula 1 a cancelar o evento que seria realizado em Ímola, na Região de Emilia-Romagna. Não há informações sobre a realização do evento esportivo em outra data.

Por causa das tempestades e das inundações, o GP de Imola teve que ser cancelado — Foto: Jennifer Lorenzini/Reuters

As autoridades de Emilia-Romagna informaram que nove pessoas morreram na cidade, devido principalmente as inundações.

Vias públicas de várias províncias ficaram totalmente submersas após a chuva, que levou ao transbordamento de vários rios e córregos. Moradores ao perceberem o avanço das águas, subiram no telhado das casas e esperaram o resgate. Muitos foram salvos de helicópteros.

O ministro da Defesa Civil da Itália, Nello Musimeci, disse que 50 mil pessoas ficam sem energia elétrica e que 5 mil pessoas foram resgatadas pelos bombeiros com a ajuda de botes infláveis e de helicópteros.

Nada será como antes, porque esse processo de tropicalização que está subindo da África agora afeta também a Itália“, disse Nello Musimeci.

Ao menos 14 rios transbordaram entre terça-feira (16) e quarta-feira (17), tendo as águas destes rios atingindo pelo menos 23 cidades.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, declarou que o Governo Federal está pronto para ajudar as cidades atingidas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo