Tempo seco exige maior cuidado com a pele

Além de aumentar a ingestão de líquidos, apostar na hidratação da pele é saída para enfrentar o clima do inverno

Depois de um final de semana com sensação térmica de 38,4% graus e umidade crítica de 18%, registrado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Campo Grande começou a semana com uma onda de frio com quedas de temperatura na capital. Na terça, os campo-grandenses se depararam com uma manhã fria e uma tarde de sol de 24 graus, com umidade perto dos 30%. De quarta em diante, as temperaturas voltam a subir. Toda essa oscilação é típica do inverno que segue até o dia 22 de setembro.

Foto: Banco de Imagens

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, neste período é preciso redobrar os cuidados com a saúde. A pele, maior órgão humano, é quem mais sofre nesse tempo e o uso de hidratantes está no topo das recomendações da entidade, somando com a ingestão de no mínimo dois litros de água por dia, evitar banhos quentes, hidratação dos lábios e uso de filtro solar, mesmo em dias sem sol.

Das prateleiras das farmácias, os produtos para pele também passaram a compor o mix de produtos de supermercados, diante da grande busca entre os consumidores. Uma pesquisa da Forbes, aponta que a venda de produtos para a pele pode chegar a US$ 190 bilhões em 2025. A pesquisa mostra o Brasil como quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais, considerando os cosméticos para a pele.

Ronaldo Paganini, gerente Regional Comper, afirma que nesta época do ano é comum a maior procura por produtos de pele. “Chegamos a ter até 40% de aumento nas vendas. A região tem um clima seco e no inverno isso se agrava um pouco mais. Por isso, procuramos manter em dia os estoques de loções e cremes, desde os mais comuns e usuais, aos que possuem mais concentração de hidratação, além de protetor solar e bloqueadores com opções para todas as idades”, afirma.

Enquanto os hidratantes reforçam a proteção contra o ressecamento, o protetor solar oferece uma barreira contra os efeitos da radiação, que mesmo no frio e em dias nublados podem deixar marcas na pele.

Dicas para manter a pele hidratada

  • Beber no mínimo dois litros de água por dia.
  • Evitar banhos quentes e muito demorados. Evitar se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
  • Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
  • Para peles oleosas e acneicas evite hidratante comum no rosto e use oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras.
  • Usar filtro solar diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo