Tempestades e nevascas atingem a Europa e deixam cidades alagadas

Uma série de tempestades vem atingindo desde o início desta semana a Europa, causando transtornos as populações de vários países e inundando centenas de cidades. Os países mais afetados pelas tempestades são: Alemanha, França e Reino Unido.

Tempestades atingem a Europa e deixam um rastro de destruição em vários países. Cidades foram inundadas – Foto: WhatsApp

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os países nórdicos enfrentam uma onda frio intensa, com nevascas caindo a todo momento.

Cidades europeias encontram-se inundadas, e as enchentes acontecem todos os dias. Mais de 300 alertas de inundações foram emitidos na Inglaterra e País de Gales entre ontem (04) e hoje (05).

Cerca de 30 mil pessoas estão sem energia elétrica no Reino Unido. A tempestade causou a morte de um homem na terça-feira (02), e as inundações obrigaram as autoridades e a empresa National Highways, que administra a rede rodoviária no país, fechasse diversas vias de acesso a Inglaterra, deixando centenas de pessoas ‘presas’ dentro dos carros.

Após a inundação, carros são vistos amontoados na Europa – Foto: Divulgação/WhatsApp

Equipes de resgate foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais atingidas. A prioridade delas é resgatar as vítimas que ainda se encontram dentro dos veículos.

Na Alemanha, os alertas para chuvas torrenciais e inundações continua. O Serviço Alemão de Meteorologia (DWD) informa que a previsão para as próximas horas é de tempo nublado, com possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de fortes rajadas de vento e inundações em várias cidades. O tempo deve permanecer úmido.

As autoridades alemãs estão incentivando a população a se protegeram das inundações, fazendo barricadas com sacos de areia, com o objetivo de amenizar a força da água dos rios, que podem transbordar.

Na tarde de ontem (04), o chancelar alemão Olaf Scholz visitou o Estado de Saxony-Anhalt, no Leste do país, uma das regiões mais afetadas pelas tempestades.

Bombeiros ajudam a evacuar moradores ‘ilhados’ na cidade de Arques, no Norte da França, que ficou inundada – Foto: François Walschaerts/AFP/JC

Olaf Scholz agradeceu e elogiou a “solidariedade” dos voluntários, que estão resgatando os desabrigados e levando-os para abrigos públicos e casas de parentes e amigos.

Já os países nórdicos, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, enfrentam frio intenso e fortes nevascas. As temperaturas entraram rapidamente em declínio, chegando aos -40ºC no começo desta semana.

A Suécia chegou a registrar -43,6º C, a menos temperatura para janeiro nos últimos 25 anos.

A nevasca deixou cerca de 4 mil moradores sem energia elétrica no Norte da Suécia.

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo