Tempestade atinge o Sul de Portugal e deixa ao menos 27 feridos

Uma forte tempestade, denominada de ‘Leslie’, atingiu entre a noite de sábado (13/10) e a madrugada deste domingo (14/10) a Região Sul e Leste de Portugal, deixando cerca de 17 feridos e 150 desabrigados. Outras 300 mil pessoas estão sem energia elétrica.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade chegou a tocar o solo, transformando-se em um pequeno furacão.

Tempestade ‘Leslie’ atinge Portugal e deixa 27 feridos – Foto: Rafael Marchante/Reuters

O Serviço de Meteorologia de Portugal informou que a tempestade atingiu o país com rajadas de vento de até 176 km/h, ocasionando destelhamento de casas, quedas de árvores e postes de energia elétrica, além de inundações e alagamentos.

Dos 27 feridos, todos tiveram ferimentos considerados leves e foram encaminhados a hospitais das respectivas regiões. Após terem sido medicadas, as vítimas foram liberadas.

Equipes do Departamento de Proteção Civil de Portugal foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais atingidas. Há relatos de que centenas de árvores caíram, algumas sobre vias públicas e veículos.

Milhares de pessoas ainda permanecem sem luz em suas respectivas casas. A prioridade das equipes de emergência é restabelecer o fornecimento de energia a hospitais e quartéis da polícia e dos bombeiros.

O comandante do Departamento de Proteção Civil, Luís Belo Costa, disse que ainda não foi possível calcular os danos, os quais são consideráveis.

O maior perigo já passou. Estamos no momento em que a curva de incidentes está em fase descendente”, disse Luís Belo Costa.

Apesar do perigo iminente ter passado, o Departamento de Proteção Civil mantém o estado de alerta em toda a Região Sul de Portugal. As equipes estão priorizando os trabalhos de retirada dos destroços e de limpeza em rodovias e estradas.

A Tempestade Leslie está sendo considerada a pior a atingir Portugal desde 1942, tendo chegado ao país na noite de sábado (13/10), em uma região a 200 km ao Norte de Lisboa.

As autoridades locais informaram agora a pouco, que a tempestade deixou 27 pessoas feridas, 61 desabrigadas e 300 mil sem energia elétrica. A maioria dos desabrigados são da cidade de Alcobaça, que permanecem sem luz.

Os Distritos de Coimbra e Leiria foram os mais atingidos, tendo ocorrido inundações e alagamentos; quedas de árvores e de postes de energia elétrica; danos em fachadas de prédios e edificações; além de sérios danos em terraços, janelas e entradas de prédios e edifícios.

A Empresa EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica no país, informou que a tempestade atingiu 200 linhas de alta tensão, tendo várias torres sido destruídas e/ou danificadas.

Já a cidade de Figueira da Foz, um dos roteiros turísticos mais procurados por estrangeiros e portugueses, também foi severamente castigada pela Tempestade Leslie. Há relatos de que as fortes rajadas de vento na região atingiram os 182 km/h.

Nas cidades de Lisboa e Porto, os aeroportos foram fechados e cerca de 50 voos foram cancelados na noite de sábado (13/10). A operação nos dois aeroportos voltou ao normal na manhã deste domingo (15/10).

Por causa da tempestade, alguns eventos culturais e esportivos foram cancelados no sábado (13/10), como por exemplo a Maratona de Lisboa, que foi adiada para a manhã de hoje.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo