Tempestade atinge a Itália e provoca deslizamento de terra na Ilha de Ísquia

Ao menos uma pessoa morreu e 12 permanecem desaparecidas.

Tempestades e deslizamento de terra atingiram nesta sexta-feira (25) a Itália e deixaram ao menos um morto e 12 desaparecidos. – Foto: Antonio Balasco/IMAGO/Cortesia

Uma intensa tempestade está atingindo desde sexta-feira (25) o Sul da Itália, mais precisamente a Ilha de Ísquia, nas proximidades da costa de Nápoles, a qual já causou a morte de uma pessoa e deixou pelo menos 12 desaparecidos. Em seis horas de chuva, houve 126 milímetros de precipitação, sendo esta a mais intensa tempestade dos últimos 20 anos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as fortes chuvas causaram deslizamentos de terra na Ilha de Ísquia neste sábado (26) e o grande volume de terra e lama que deslizaram por uma colina na pequena cidade de Casamicciola Terme, provocou a morte de uma pessoa.

O deslizamento de terra soterrou ao menos uma casa e arrastou um ônibus e vários veículos de passeio em direção ao mar.

O prefeito de Nápoles, Claudio Palomba, disse em entrevista coletiva que o número de vítimas deve aumentar nas próximas horas, mas que por enquanto a informação é de que uma pessoa morreu e outras 12 encontram-se desaparecidas.

Deslizamento de terra e lama arrastou ônibus e veículos de passeio para o mar na Ilha de Ísquia, na Itália – Foto: ANSA/AFP

Equipes de regate formada por bombeiros, policiais e paramédicos foram mobilizadas e enviadas para a região, que se encontra isolada. A recomendação das autoridades é para que a população permaneça em casa, e que somente saiam em caso de extrema necessidade.

A vítima fatal ainda não foi identificada, mas segundo fontes da polícia, trata-se de uma mulher de meia idade, cujo corpo foi retirado da lama.

As equipes de resgate continuam trabalhando em busca por mais vítimas e sobreviventes. Elas usam pequenas retroescavadeiras para remover a lama espessa.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que duas pessoas foram resgatadas com vida de um carro que havia sido arrastado para o mar. Ambas foram levadas para hospitais da região.

Ao menos 12 pessoas permanecem desaparecidas após o deslizamento de terra na Ilha de Ísquia na Itália – Foto: Alessandro Garofalo/AP Photo/picture aliance

Equipes de resgate adicionais chegaram de barco a Ilha de Ísquia para ajudar nos trabalhos de busca e salvamento. Elas trouxeram cães farejadores.

Várias ruas da cidade de Casamicciola Terme permanecem bloqueadas devido a enxurrada de lama que obstruiu as vias públicas. Apenas veículos grandes estão conseguindo passar.

As chuvas que ainda continuam caindo sobre a região estão atrapalhando os trabalhos de busca e salvamento, porém as equipes de emergência permanecem atuando na região para tentar localizar mais sobreviventes.

O ministro da Infraestrutura da Itália, Matteo Salvini, disse em entrevista à imprensa italiana, que o número oficial de mortes é de oito vítimas, porém a informação não foi oficialmente confirmada pelas demais autoridades italianas.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo