Tempestade atinge a Argentina e deixa 13 mortos e 5 feridos

Uma forte tempestade atingiu entre a noite de sábado (16) e a madrugada de domingo (17), o Leste da Argentina, provocando destruição e mortes. A velocidade dos ventos ultrapassou os 150 km/h e derrubou árvores e arrastou um avião no principal aeroporto de Buenos Aires, capital do país.

Uma imensa árvore cai sobre carro em Buenos Aires, capital da Argentina – Foto: Agustin Marcarian/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os danos a infraestrutura da capital foram consideráveis e o presidente Javier Milei criou um gabinete de emergência.

Os danos a infraestrutura de Buenos Aires ocorreram principalmente no Sul da Província, tendo árvores sido arrancadas pela raiz. Algumas caíram sobre carros que estavam trafegando pelas vias públicas da cidade.

A área mais atingida pelas chuvas e pelos ventos foi a cidade de Bahia Blanca, distante a 650 km da capital, onde várias pessoas ficaram feridas.

Equipes de emergência foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais atingidas. Os feridos foram socorridos e levados para hospitais, enquanto que os corpos das vítimas fatais foram resgatados e levados para o necrotério.

O Governo Municipal de Bahia Blanca divulgou um comunicado oficial à imprensa informando que a cidade se encontra em situação de emergência, e que a tempestade foi uma “catástrofe”.

Um avião chegou a ser arrastado no Aeroporto de Buenos Aires, capital da Argentina – Foto: WhatsApp/Cortesia

“Com grande pesar, 13 vítimas fatais foram confirmadas até o momento. Pedimos à comunidade que tome extremo cuidado e não circule nas vias públicas“, disse o prefeito do município, Federico Susbielles, em sua rede social.

O temporal também atingiu o Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery, que ficou seriamente danificado. O local é administrado por uma concessionária, que determinou o fechamento do aeroporto.

O vendaval derrubou árvores, placas de sinalização, semáforos, postes e fiação de energia e de telefonia.

O gabinete do presidente Javier Milei informou que o governo está trabalhando em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para agilizar o socorro às vítimas e, sobretudo, para restabelecer os serviços de energia elétrica e de telefonia.

As fortes chuvas e o vendaval provocaram danos no Aeroparque Metropolitano Jorge Newbery – Foto: Metra Argentina/Via WhatsApp

A prioridade das autoridades de Bahía Blanca é o de fornecer para os desabrigados colchões, cobertores, roupas, calçados, materiais de limpeza, tambores de água, alimentos e medicamentos.

Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que casas foram destelhadas e que algumas apresentam rachaduras nas paredes.

O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina informou que alertou as autoridades para a possibilidade de tempestades na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo