Telhas danificadas pelas chuvas: quando é a hora de trocar?

Vazamentos, entupimento de calhas e tempo de uso são os principais indicadores de que você precisa trocar sua telha

Créditos: Tijoleste

A casa é o local que traz abrigo, conforto e proteção para nós e para quem amamos e adversidades como goteiras, mofos, entupimento de calhas e infiltrações, geradas principalmente pela falta de manutenção, se tornam grandes incômodos e são consequências de telhas antigas e quebradas, principalmente em períodos de fortes de chuvas. Por isso, é muito importante estar atento na integridade das telhas – que é parte essencial na estrutura da casa – e realizar a troca quando necessário.

O seu telhado não passa por uma inspeção há alguns anos e você tem dúvidas sobre a conservação das telhas? Núria Santos, da Tijoleste, explica que não há um prazo pré-determinado para o reparo do telhado. “Não tem um prazo ideal para verificar as telhas. Mas interessante mesmo seria subir no telhado e verificar se tem telhas quebradas antes do tempo de chuva”.

Sobre as condições climáticas, Núria esclarece que, em tempos chuvosos, é importante estar atento. “Geralmente as telhas antigas estão quebradas ou trincadas e provocam vazamento. Ou quando chove muito com vento forte as telhas podem voar”. Em locais que ventam muito, as telhas recomendadas por Núria são as de concreto: “São as ideais porque são mais pesadas que as telhas de cerâmica”, explica.

Para escolher a telha certa para sua casa, Núria diz que o mais importante é focar no custo benefício. “Hoje a opção de maior venda são as telhas de cerâmica Portuguesa ou Romana, sempre levando em conta a inclinação do telhado.”

Além disso, Núria alega que, apesar de ser extremamente importante a revisão do telhado, ela deve ser feita por um profissional telhadista qualificado. Dessa forma, o risco de incidentes é menor e a qualidade do trabalho é garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo