Telescópio espacial Euclid envia primeiras imagens à Terra

Equipamento da Agência Espacial Europeia tem tecnologia italiana

Pesquisadores espaciais definiram como “hipnóticas” as primeiras imagens enviadas ao planeta Terra pelo Euclid, telescópio da Agência Espacial Europeia (ESA), lançado para apoiar estudos sobre matéria escura.

Uma das primeiras imagens do Euclid enviadas à Terra (Foto: Ansa)

As fotografias de teste capturaram galáxias em espiral e elípticas sobre um fundo de estrelas e constelações.

Os equipamentos usados para capturar as imagens foram desenvolvidos com o apoio da Itália, através da Agência Espacial Italiana, do Instituto Nacional de Astrofísica e do Instituto Nacional de Física Nuclear.

As primeiras imagens da operação oficial devem chegar em cerca de dois meses, mas as fotos de teste já são consideradas a prova de que o telescópio espacial está funcionando conforme o esperado.

O equipamento chegou ao ponto de observação no último dia 28 de julho e ficará posicionado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

“Depois de mais de 11 anos de projeções e desenvolvimento do Euclid, é extremamente emocionante ver essas primeiras imagens”, disse Giuseppe Racca, gerente do projeto do telescópio na ESA.

Ele ainda afirmou que o potencial do telescópio é muito maior: “Uma vez calibrado completamente, o Euclid poderá observar bilhões de galáxias para criar o maior mapa 3D do céu já visto”.

O chefe do Consórcio Euclid, Yannick Mellier, também comemorou o resultado: “Com Euclid e seus dados, esperamos poder inaugurar uma nova era da cosmologia observacional e da astronomia estatística”.

A missão custa 1,4 bilhão de euros (R$ 7,3 bi), e a Itália colabora através de uma série de universidades, como as de Bolonha, Ferrara, Turim, Gênova, Salento, Trieste, Milão e Roma.

Centros italianos de pesquisa também foram responsáveis por construir os sensores de navegação, o satélite e os painéis solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo