Tecnologia que evita atropelamento de ciclistas passa a contar pontos em teste de segurança

Nissan Leaf foi o primeiro carro avaliado com as regras mais rígidas e manteve a nota máxima de proteção a passageiros, pedestres e ciclistas

aguar Land Rover Bike Sense (Foto: Divulgação)

aguar Land Rover Bike Sense (Foto: Divulgação)

A partir de agora, carros equipados com tecnologias que evitam o atropelamento de ciclistas terão melhor pontuação no teste de segurança mais importante da Europa. O Euro NCAP anunciou nesta semana que passará a considerar a presença do item nos próximos testes. O Nissan Leaf foi o primeiro carro testado seguindo esse novo protocolo e já conquistou um bom resultado: nota máxima de segurança.

Na nota em que explica o novo protocolo, o Euro NCAP afirmaque as novas tecnologias são cada vez mais importantes, já que os carros têm se tornado cada vez mais silenciosos. Pense nos carros elétricos, por exemplo: em relação aos carros a combustão, eles praticamente não fazem barulho nenhum enquanto estão em movimento. Então, é mais difícil para pedestres e ciclistas identificarem quando um desses veículos está se aproximando.

Faixas exclusivas para bicicletas garantem segurança para os ciclistas (Foto: Thinkstock)

Faixas exclusivas para bicicletas garantem segurança para os ciclistas (Foto: Thinkstock)

Entretanto, essa não é uma tecnologia comum hoje em dia. Para que os sistemas de vigilância identifiquem um ciclista, é preciso que os sensores tenham um ângulo de monitoramento maior do que o da maioria dos sensores utilizados para outras funções. Além disso, o sistema de algorítimos que faz com que a central eletrônica do veículo tome decisões autônomas é mais complexo, tanto para garantir que os ciclistas sejam devidamente identificados, quanto para que o carro não confunda outro objeto como um ciclista.

Ao que tudo indica, foi exatamente uma falha como essa que contribuiu com o acidente do carro autônomo da Uber, que causou a morte de uma pedestre. Elaine Herzberg atravessava uma rua da cidade de Tempe, no Arizona, à noite e empurrando sua bicicleta quando foi atingida pelo Volvo XC90 usado pela empresa para testes. Segundo um relatório preliminar da própria Uber, uma falha no sistema de detecção de pedestres e ciclistas fez com que a tecnologia identificasse a pedestre como um objeto menor. Com isso, ele não acionou a frenagem automática como era de se esperar.

Novo Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

Novo Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

Nissan Leaf

Mas, o elétrico Nissan Leaf provou que a tecnologia já está avançada hoje em dia. No teste feito pelo Euro NCAP o modelo manteve as cinco estrelas na avaliação de segurança que já incluía a proteção a ciclistas. “O Leaf vem com diversos novos recursos de segurança e demonstra que a necessidade de ser ecologicamente correto não implica em menos segurança, tanto dos que estão dentro do carro quanto dos que dividem as ruas com o carro”, diz a nota do órgão de avaliação de segurança.

Na proteção a adultos, o Leaf teve 93% de desempenho, enquanto a proteção a crianças ficou em 86%. Já a segurança dos pedestres ficou em 71%. Por fim, os sistemas de segurança como um todo (incluindo assistente de velocidade, alerta de afivelamento de cinto de segurança e outros itens) pontuaram em 71%

Testes mais rígidos em 2018

O Euro NCAP também já anunciou que irá incluir análises ainda mais rigorosas este ano. Uma delas será o de sistemas que detectam pedestres no escuro. Também haverá um novo teste para identificar quais carros contam com os melhores sistemas de manutenção de faixa que também são capazes de identificar o risco de um acidente e tomar medidas para evitar que ele aconteça.

Novo Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

Novo Nissan Leaf (Foto: Divulgação)

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