Teatro musicado com canções e arranjos originais conta história de duas mulheres numa ilha em guerra

Fotos: Carolina Calcavecchia

Cão Gelado é a nova montagem do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado por Diogo Liberano. O espetáculo, com texto de Filipe Isensee e direção de Gunnar Borges, conta a história de duas mães que vivem numa ilha em uma guerra interminável. Enquanto uma tenta mobilizar as demais mulheres a protestar pelo fim do conflito, a outra espera que o filho retorne do front. O espetáculo tem apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Para assinar a direção e produção musical, o diretor convidou Azulllll e juntos apostam num teatro musicado, com canções e arranjos originais, mesclando sonoridades eletrônicas, industriais e brasileiras às vozes microfonadas do elenco. “É um texto cheio de imagens poéticas e representá-lo seria matar sua poesia. Optamos por ecoar a poesia e sonorizar as imagens“, conta Borges.

Com uma trilha do pop ao experimental, a música conduz e provoca a emoção do espectador através da poesia delicada e visceral do texto”, acrescenta explica.Azullllllll que opera e mistura sons ao vivo, de dentro da cena.

É a primeira direção de Borges desde que voltou ao Brasil depois de uma temporada em Portugal, onde participou de uma residência internacional no Teatro Municipal do Porto (Campo Alegre) e estreou uma performance com o Teatro do Frio. A encenação faz um encontro entre as pesquisas que o diretor desenvolveu em intercâmbio com artistas da cena portuguesa com as pesquisas de Azullllllll como produtor, arranjador e compositor, além de performer.

CÃO GELADO é a primeira dramaturgia do jornalista Filipe Isensee.

É uma história de duas mulheres que convivem com a guerra e a reclusão. Enquanto uma escolhe o encontro, a outra prefere o recolhimento e a espera“, conta o autor. “É curioso que seja encenada agora, quando estamos fazendo escolhas parecidas coletivamente. A pandemia também é uma espécie de guerra.”

Em cena, além de Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi/ Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune dão vida aos personagens da história.

Fotos: Carolina Calcavecchia

SINOPSE 

Duas mães. Uma ilha em guerra. Enquanto Alfonsina se recupera do luto e mobiliza outras mulheres do povoado, Ana espera o retorno do filho, trancada em casa. Sua única companhia é um cão morto, congelado por ela para que o filho, quando voltar, possa enfim se despedir.

EQUIPE DE CRIAÇÃO 

Dramaturgia: Filipe Isensee

Direção geral: Gunnar Borges

Direção e produção musical: Azullllllll

Produção: Clarissa Menezes

Elenco: Azullllllll, Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi / Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune

Música original: Azullllllll, Jef Lyrio e Nívea Magno em colaboração com todo o elenco

Letras: Filipe Isensee

Preparação vocal: Azullllllll

Cenário: Julia Deccache

Cenotécnico: Djavan Costa e equipe

Iluminação: Bernardo Lorga

Figurino: Isadhora Müller

Figurinista assistente: Catarina Aranha e Jade Sassará

Costura: Railda Marques Lima

Costura de apoio: Selma Maria da Silva

Fotos: Nathalia Atayde e Carolina Calcavecchia

Assessoria de imprensa Alex Bakalla

Design gráfico: Lucas Canavarro e Gunnar Borges

Serviço:

Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dias e horários: 10 de novembro a 25 de novembro (quintas e sextas-feiras) sempre às 20h.

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

100 Lugares

Acessos a Cadeirantes

Duração: 100 minutos

Classificação indicativa: 16 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo