Tapioca é opção saudável para quem busca saúde e bem-estar

Descubra os benefícios e a versatilidade da tapioca, uma iguaria cada vez mais apreciada em todo o Brasil

A tapioca, produto proveniente da mandioca, antes restrito ao Norte e Nordeste do Brasil, agora é apreciada em todo o país, incluindo em Mato Grosso do Sul. Essa iguaria passou a compor refeições por conta de seus benefícios para a saúde e versatilidade no preparo. De acordo com a responsável técnica em nutrição, Anne Shirley Félix dos Santos, que trabalha em uma das unidades do Fort Atacadista, a tapioca é de baixo teor de sódio, sem gordura, rico em carboidratos de fácil digestão e sem glúten, o que contribui fortemente para a alimentação de pessoas com restrições alimentares como os celíacos. “Vai bem no café da manhã ou lanche da tarde, acompanhado de recheios de carne ou frango desfiado, ovos mexidos, entre outros“, diz Anne Shirley.

Pudim de Tapioca – Foto: Divulgação

A facilidade em compor diferentes pratos, acabou fazendo com que muitas pessoas trocassem o pão pela tapioca. “O pão branco é rico em glúten, que é uma proteína de difícil digestão“, explica a responsável técnica em nutrição. Outra qualidade da tapioca é que ela é fonte de energia, rica em amido, uma ótima fonte de carboidratos.

A tapioca pode compor diferentes receitas, como o biju, no preparo tradicional feito na frigideira aquecida e sendo base para recheios de diferentes sabores. A tapioca também é utilizada no preparo de mingaus, farofa, pirão e bolos. Uma das inovações desse alimento veio com o preparo de sobremesas como o pudim, receita que surgiu no estado de Alagoas e foi se espalhando pelo Nordeste até chegar em outras regiões do país. “Feita com tapioca granulada, a vantagem é que além de não conter glúten ou leite condensado como os tradicionais, o sabor é maravilhoso”, comenta a nutricionista. Anote a receita:

Pudim de Tapioca

Ingredientes

1 copo de tapioca

500 ml de leite de coco

2/3 de copo de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

2 ovos

1 pitada de sal

Modo de preparo — Misture a tapioca e o leite de coco, deixe crescer por 30 minutos. Junte todos os outros ingredientes, misture bem. Leve ao forno por 50 minutos. Depois é só levar à geladeira e esperar esfriar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo