Sustentabilidade, consumo consciente e propósito são os destaques do The Brando, na Polinésia Francesa

Muito antes dos temas estarem em alta, o luxuoso Resort, idealizado por Marlon Brando e Richard Bailey, já foi construído com todo cuidado e a finalidade de estar em harmonia com a natureza do atol

Ao trabalhar em conjunto com seu parceiro de administração sem fins lucrativos, o Tetiaroa Society, o The Brando liderou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias e iniciativas que causaram um importante impacto no mundo e que vai além das margens deste resort remoto e idílico. São incontáveis os programas de pesquisa e conservação do The Brando e listamos todas elas:

Fotos: Divulgação

Ar-condicionado em alto mar

É o primeiro sistema SWAC (Sea Water Air Conditioning) na Polinésia Francesa retirando água quase 3.000 pés abaixo do nível do mar para resfriar todos os edifícios do resort. Já o consumo de energia necessária para o ar condicionado, reduziu em quase 90% e a energia total em aproximadamente 60%.

Energia solar

O hotel possui mais de 4000 painéis solares ao longo da pista de pouso, fornecendo 60% do consumo de eletricidade. Os aquecedores solares, fornecem quase todas as necessidades de água quente do hotel.

Gestão de água

55% da água do resort é proveniente da recuperação da água da chuva, inclusive para piscinas e lavanderia. É extraída da lente de água doce do atol e da planta de osmose para purificação de água ecológica. A água do mar é dessalinizada e utilizada nos banheiros. E não para por aí, os jardins são irrigados com sistema de reciclagem de efluentes. E o hotel, oferece água com gás e sem gás engarrafada no local, com sistema Natural Water, para os hóspedes.

Redução de resíduos

Já são 29 linhas de triagem de resíduos diferentes, das quais 15 linhas vão para reciclagem. Além disso, é utilizado garrafas de vidro trituradas no local e usadas para fazer caminhos de areia. Sem contar, que já são dois biodigestores que processam e transformam até 300 kg de resíduos alimentares diários em composto rico em nutrientes.

Projeto de Restauração do Atol Tetiaroa

Um programa de vários anos que envolve especialistas mundiais em restauração de ponta, biossegurança e pesquisa científica.

Produção de alimentos

O The Brando utiliza técnicas agrícolas ancestrais da Polinésia que permitem a colheita de frutas e vegetais de alta qualidade, apesar de um solo de coral. Grande variedade de produtos tropicais são cultivados no local para os restaurantes. E além dessa técnica, já são 70 colmeias espalhadas por três motus com uma produção de 2 toneladas de mel por ano, em média.

Sobre a Biossegurança

Os protocolos de biossegurança incluem o controle de todos os tipos de plantas recebidas para preservar espécies endêmicas e nativas do atol.

Iniciativa Blue Climate Initiative (BCI)

O lançamento de uma campanha global chamada Blue Climate Initiative (BCI), foi inspirado em uma conversa entre o fundador do resort, Richard Bailey e Barack Obama e o objetivo, é reunir as maiores mentes do mundo para acelerar as soluções oceânicas para as mudanças climáticas, combinando pesquisa científica com inovação. O BCI recebeu o apoio de alguns dos maiores especialistas e defensores da sustentabilidade do mundo, incluindo Sylvia Earle e Costas Christ, Marc Benioff, Laura Turner Seydel, S.A.S. e Príncipe Albert II de Mônaco. Um fato importante, é que já reuniu mais de 200 cientistas e defensores dos oceanos para seu evento inaugural em maio de 2022.

Monitoramento de tartarugas marinhas verdes

O trabalho de campo monitora a desova de tartarugas a cada ano e registra dados vitais sobre o comportamento e os locais de nidificação. As tartarugas que nidificam no Motu Onetahi também se tornam parte do programa de educação para os hóspedes.

Shark Ecology and Behavior

A Universidade de Washington utiliza receptores acústicos debaixo d’água para rastrear o comportamento dos tubarões locais e entender os hábitos desses predadores-chave.

Fotos: Divulgação

Tetiaroa Cultural History

São programas de arqueologia que pesquisam antigas habitações polinésias e locais cerimoniais, incluindo toponímia (topônimos) e tradições orais para entender a história pré-europeia de Tetiaroa e a importância do seu papel na história local.

Programa de erradicação de mosquitos, com o apoio da Tetiaroa Society, Louis Malardé

É um laboratório público de pesquisa no Tahiti, que desenvolveu um programa de erradicação de mosquitos usando uma bactéria natural encontrada em todos os insetos. Esta solução foi testada extensivamente em Tetiaroa e agora é dimensionada para aplicação em áreas geográficas maiores, como Bora Bora.

Programa Educacional

programa de educação usando o resort como uma sala de aula, fornece estudo a mais de 5000 estudantes locais. Os assuntos são sobre o mundo natural e cultural de um atol e a importância da sustentabilidade. É também preparada a educação da equipe para otimizar as operações com tecnologia pioneira e pequenas iniciativas que contribuem para a redução de emissões de carbono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo