Sorgo, silagem e integração são destaques em imersão pecuária de 14 horas em Bandeirantes, MS

Cerca de 800 produtores de 18 estados brasileiros vão acompanhar de perto corte e processamento da linha “Sorgão” e opções em milho da Latina Seeds em evento que começa às 6 da matina e só termina após às 20 horas.

“Sorgão” em área demonstrativa da Latina Seeds na Fazenda Santa Laura, em Bandeirantes, MS (Foto: Divulgação/Latina Seeds)

Em tempo de intempéries climáticas e muita instabilidade na janela de cultivo do milho em segunda safra, sobretudo no Brasil Central, o sorgo (cultura mais tolerante ao estresse hídrico) ganhou protagonismo dentro dos modelos de integração lavoura-pecuária (ILP). Seus predicados permitem que os dois cereais trabalhem em dobradinha, garantido reserva segura de alimento para os bovinos durante os meses secos do ano, quando o pasto perde qualidade. Essa e outras alternativas para turbinar a pecuária brasileira serão mostradas pela Latina Seeds durante o 2º Dia de Campo BCA, que acontece no próximo dia 10 de fevereiro (sexta-feira), das 6 às 20 horas, na Fazenda Santa Laura, em Bandeirantes, MS (114 km da capital, Campo Grande).

Durante o evento (com perto de 800 produtores e 250 técnicos inscritos até início de fevereiro), a “Sorgão” (linha gigante da Latina) estará exposta em área demonstrativa e será alvo de dinâmica de corte e procedimento mecânico de ensilagem em silos bolsa. Todo o processo poderá ser acompanhado de perto pelos participantes graças a um escalonamento de visitação em grupos nas estações a campo.

Em cinco hectares de área demonstrativa, a Latina trabalhará com o sorgão gigante silageiro, o sorgão forrageiro e o sorgão granífero, além de dois representantes da linha de milhos:  LAS 581 VIP3 e LAS 545 VIP3. “São ferramentas de qualidade, produtividade e rusticidade, que garantem segurança para o produtor e que estão afinadas com a integração lavoura-pecuária-intensiva (ILPI), proposta inovadora e marcante deste evento”, garante o diretor-executivo da empresa, Willian Sawa.

As dinâmicas de campo, com destaque para processos tecnológicos de corte e ensilamento de cereais, vão ocupar toda a manhã (6 às 12 horas). Marcelo Beicker Barbosa (Consultor BCA) apresentará os “Cortes de Silagem de Sorgão e Milho com Colhedeira Automotriz e Máquina Embutidora de Silo Bolsa” na estação 3. Enquanto isso, o também consultor da BCA, Felipe Vilela Nobre, detalhará “Estratégias para Produção de Silagem de Alta Qualidade”. Das 13 às 20 horas haverá uma feira comercial/tecnológica e painéis técnicos em um auditório especialmente erguido dentro da fazenda exclusivamente para o evento, com capacidade para até 1.500 pessoas. A equipe Latina estará presente tanto em campo quanto em estande próximo ao auditório.

Até os primeiros dias de fevereiro, a organização informava que aproximadamente 800 produtores oriundos de 18 estados brasileiros (SP, PR, MT, MS, TO, PA, AM, GO, BA, AL, MA, CE, MG, RS, SC, RO, PI, SC) já estavam inscritos. Desse total, 48% se declararam pecuaristas, 10% agricultores, enquanto 42% afirmaram trabalhar como agropecuaristas (em modelos de integração).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo