Socialização no trabalho aumenta desempenho em 20%

Instituto Internacional de Segurança no Trabalho participa do V Congresso da Felicidade e aponta que a humanidade é um grande negócio

Veruska Galvão, psicóloga do IISP – Foto: Acervo Pessoal

Indivíduos que tiveram 15 minutos para socializar com os colegas aumentaram em 20% seu desempenho no trabalho em relação aos demais trabalhadores, conforme pesquisa The McKinsey Global Institute. O número foi apresentado no V Congresso da Felicidade, realizado em São Paulo, pela psicóloga Veruska Galvão, do Instituto Internacional de Segurança no Trabalho (IISP). Veruska foi uma das 28 palestrantes do evento, que aconteceu no início deste mês, com a participação de mais de 2 mil congressistas.

O IISP contou com um estande no Congresso e a palestra de Veruska foi a única a abordar a importância da felicidade no trabalho. “Temos necessidade de nos socializar, mas temos medo de demonstrar quem somos, nossas fragilidades. Bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis”, afirmou a psicóloga.

Segundo Veruska, a relação entre a segurança psicológica e a felicidade no trabalho é muito próxima e dois comportamentos são fundamentais para garantir esse ambiente, igualdade na distribuição da vez de falar e alta sensibilidade social. A segurança psicológica humaniza as relações no trabalho, traz consciência sobre a interdependência das relações humanas, promove o senso de pertencimento e é fator de felicidade no trabalho.

Veruska apontou que ambientes psicologicamente seguros têm alta performance, a partir do clima positivo, melhor desempenho individual e coletivo. Ela destacou sete elementos que precisam existir no ambiente de trabalho para garantir segurança psicológica. “Se esses elementos não estiverem presentes, não há segurança psicológica nem felicidade”, afirmou. Os elementos são reagir positivamente aos erros, lidar com problemas, aceitar a diversidade, assumir riscos, pedir ajuda, obter apoio e apreciar e valorizar os trabalhadores.

Reagir positivamente ao erro, explicou Veruska, é impedir que o erro se volte contra quem o cometeu e usá-lo como aprendizado. Num ambiente seguro, as pessoas estão aptas a trazer problemas e questões difíceis para a discussão, sem ter que escondê-los por medo de represálias. Portanto, nesse ambiente a diversidade é bem aceita, ninguém é rejeitado por ser ou pensar diferente.

O ambiente seguro permite ao trabalhador assumir riscos e pedir ajuda sempre que precisar, com facilidade e sem medo. Isso está diretamente relacionado ao apoio mútuo, em que ninguém minimiza o esforço de ninguém de forma deliberada. A apreciação das contribuições e valorizações dos talentos são estimulados. “Esses sete elementos interagem e se integram. As empresas que os praticam promovem a felicidade”, garantiu a psicóloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo