Sobe para 120 o número de mortos no terremoto que atingiu o Centro da Itália

Terremoto atinge o Centro da Itália e deixa pelo menos 120 mortos. Na imagem a destruião em Amatrice – Foto: Remo Casilli/Reuters

Terremoto atinge o Centro da Itália e deixa pelo menos 120 mortos. Na imagem a destruião em Amatrice – Foto: Remo Casilli/Reuters

O número oficial de mortos no terremoto de magnitude de 6,2 graus na Escala Richter que atingiu a Região Central da Itália na madrugada desta quarta-feira (24/08) subiu para 120 vítimas, enquanto que o de feridos é de 121 vítimas e o de desaparecidos é de 27 vítimas. Esses números, no entanto, devem aumentar nas próximas horas, porque ainda existem muitas pessoas soterradas sob os escombros.

A profundidade do terremoto, ocorrido precisamente às 03h36min (horário local) e as 22h36min (horário de Brasília), foi de apenas 10 km, o que representante um alto potencial de destruição.

Em Amatrice, de aproximadamente 2.500 habitantes, a destruição é enorme, tendo vários prédios históricos, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e residências desabado. O prefeito, Sérgio Perozzi, afirmou que a metade da cidade foi destruída com o abalo sísmico e que muitas pessoas ainda estão sob os escombros.

A metade da cidade já não existe, há gente sob escombros“, disse o prefeito de Amatrice.

Testemunhas disseram que vários abalos secundários ocorreram em Amatrice, e que muitos prédios em ruínas podem desabar a qualquer momento.

Sérgio Perozzi pediu a população local que liberam as ruas para que os veículos de resgate possam passar. Uma grande área está sendo desobstruída para permitir o pouso de helicópteros.

O único hospital existente na cidade de Amatrice também foi atingido, tendo todos os pacientes sido retirado do local às pressas. Os atendimentos das vítimas estão sendo realizados ao ar livre.

Jovem italiano chora depois do forte terremoto que atingiu a Região Central da Itália – Foto: Filippo Monteforte/AFP

Jovem italiano chora depois do forte terremoto que atingiu a Região Central da Itália – Foto: Filippo Monteforte/AFP

O coordenador da Cruz Vermelha na Itália, Giusseppe Pignoli, disse que uma das pontes que liga a cidade de Amatrice a outras regiões desabou, e que o acesso à região está complicado.

Ativamos o dispositivo de socorro da Cruz Vermelha. Há muitos danos, esperamos que não haja vítimas“, disse Giusseppe Pignoli.

Foram registrados deslizamentos de terra em Ascoli, Piceno, fermo e Macerata. A Defesa Civil já foi acionada.

Já o porta-voz dos Bombeiros da Itália, Luca Cari, afirmou que helicópteros da corporação e do Exército serão enviados para as regiões mais afetadas, com o objetivo de auxiliar no resgate de vítimas que possam estar soterradas.

A Comunidade Internacional já está se mobilizando para ajudar a Itália, tendo muitos países oferecido ajuda financeira, alimentos não perecíveis, cobertores e colchões.

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo