Sobe para 118, o número de mortos no terremoto que atingiu a China

O número oficial de mortos no terremoto que atingiu o Noroeste da China nesta segunda-feira (18), subiu para 118 pessoas, segundo informações das autoridades locais. Já o número de feridos e de desabrigados ainda é incerto, porque existem muitas vítimas sob os escombros.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o tremor foi de magnitude de 6,1 graus, e causou danos significativos, principalmente na Província de Gansu, no Noroeste do país.

Equipes de resgate trabalham para retirar vítimas dos escombros – Foto: China Daily/Via Reuters

Houve desmoronamento de prédios, desabamentos de casas e estabelecimentos comerciais, e deslizamentos de terra de encostas e montanhas.

Equipes de resgate continuam o trabalho de busca e salvamento e, segundo as autoridades locais, ainda existem centenas de pessoas soterradas.

O epicentro do tremor foi localizado a 100 km a Sudoeste de Lanzhou, capital da província, e foi seguido por vários tremores secundários. Partes das províncias de Gansu e de Qinghai foram bastantes afetadas, e muitos moradores saíram correndo de suas casas assustados. Muitos ainda permanecem nas ruas.

A Comissão Nacional para Prevenção, Redução e Socorro de Desastres da China, juntamente com o Ministério de Gestão de Emergência, ativaram uma emergência de socorro de nível IV, uma da mais altas do país.

A área afetada pelo terremoto fica localizada em uma região de alta altitude, onde o clima é frio. As equipes de emergência estão tentando restabelecer o fornecimento de energia nas áreas afetadas.

A Defesa Civil está distribuindo alimentos, cobertores e barracas para os desabrigados. A temperatura em Linxia e Gansu, cidades que foram afetadas pelo terremoto, está em 14 graus Celsius negativo, segundo as autoridades locais.

Uma onda de frio intensa está desde a semana passada atingindo a maior parte do país e, segundo os meteorologistas chineses, as temperaturas devem entrar em declínio ainda mais.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo