Síndromes respiratórias e os cuidados com as crianças

“Se a criança está com coriza, febre ou tosse, não deve ir à escola”, diz pediatra

Dr. Alberto Jorge Félix Costa, pediatra a Unimed Campo Grande/MS – Foto: Acervo Pessoal

Quando o assunto é síndromes respiratórias virais em crianças, muitos pais e responsáveis pelos pequenos compartilham das mesmas dúvidas em relação à necessidade de levar o filho à emergência ou quando cuidá-lo em casa. Diferenciar os quadros e saber quais as melhores medidas a serem tomadas é essencial.

Dr. Alberto Jorge Félix Costa, pediatra da Unimed Campo Grande, responde perguntas frequentes sobre cuidados com as crianças em casos de síndromes respiratórias virais e como agir em cada caso, além de dar dicas essenciais para o dia a dia dos pequenos.

O que são síndromes respiratórias virais?  

É qualquer situação que a criança apresente uma coriza, tosse, febre. É um quadro que envolve o sistema respiratório e por trás deste quadro existem alguns agentes etiológicos (causadores da doença), que podem desencadear sintomas diferentes.

Crescente  

Presenciamos em todo o país quadros de bronquiolite, que afetam principalmente os bebês e o maior causador deste quadro é o vírus sincicial respiratório. Nesses quadros, quanto menor a criança, maior a gravidade.

Quando levar a criança ao hospital?  

Os quadros respiratórios nas crianças podem ser bem leves, apresentando coriza, tosses esporádicas e febre baixa. Geralmente, esses são casos de resfriados comuns, que é um quadro respiratório viral mais frequente entre os pequenos, e normalmente elas conseguem brincar e se alimentar.

Os quadros vão ficando mais preocupantes à medida que a criança vai ficando mais debilitada, prostrada, apresentando febres com intervalos mais curtos (a cada 4 ou 6 horas, por exemplo), dificuldade respiratória de graus variados (nariz obstruído ou um padrão respiratório torácico, quando a criança fica mais cansada, ofegante ou gemente). Nesses casos, usualmente os pais já devem buscar um atendimento médico.

Algo importante para falar é que nas situações de resfriados comuns, que são situações mais leves, pode ocorrer de evoluírem para algo maior, por isso a necessidade de sempre estar atento aos sintomas.

Quando a criança fica bem entre as febres e é um quadro recente, o ideal é que uma consulta com o pediatra seja marcada, até para desafogar os prontos atendimentos. Outro ponto é que leva-los a um hospital é uma exposição, pois às vezes um pequeno com resfriado leve senta ao lado de alguém com pneumonia, por exemplo, podendo contaminar essa criança que já está debilitada.

Tempo de evolução 

Os quadros virais têm um tempo de evolução, podendo durar até 10 dias, como no caso do resfriado comum, que até passa sozinho sem o uso de medicamento, apenas com a utilização de soro no nariz, hidratação e mantendo uma boa alimentação.

Antibiótico 

Em casos virais não se utiliza antibiótico. É importante frisar para os pais que a febre, por exemplo, pode ocorrer e permanecer até 72 horas. Isso é normal.

Lavagem nasal é necessária 

A lavagem nasal é a conduta mais importante para se manter em casa, além da hidratação. É necessária e faz parte do tratamento. Isso porque esse método mantém as vias aéreas livres e as chances de uma inflamação no ouvido, evolução para sinusite, entre outros, são diminuídas.

Uma boa dica para realizar a lavagem é com a criança sentada ou em pé, fazendo o processo primeiro em uma narina e depois em outra. Nem sempre o soro atravessa para o outro lado, é normal. O soro precisa ser pré-aquecido (bem pouco), deixando no sol ou amornando no micro-ondas. Isso torna a lavagem mais confortável e desobstrui melhor as vias aéreas.

Para os pais que têm dificuldade de realizar essa limpeza, mesmo com a explicação do pediatra, uma boa saída é assistir tutoriais no Youtube.

Na escola 

Se a criança está com coriza, febre ou tosse, não deve ir à escola, principalmente aquelas que são pequenas. Os pequenos alunos ficam “confinados”, juntos, em um ambiente menor e com janelas fechadas. A imunidade nessa faixa etária é menor, por isso é tão comum uma criança resfriada que vai à escola passar para todos os outros.

O mesmo vale para aniversários ou outras situações. Levar bebês em locais públicos e cheios de pessoas também deve ser evitado, isso é uma superexposição. Uma criança com 40 dias de vida que pega um resfriado, por exemplo, precisa que o pediatra olhe essa situação com outros olhos, porque a chance de evolução para algo mais grave não é pequena. A conduta mais correta, principalmente em épocas do ano como o outono, é não expor a aglomerações, a criança precisa estar melhor preparada imunologicamente para isso.

Alimentação

Além de garantir um desenvolvimento saudável, estimular a alimentação balanceada e bons hábitos desde cedo nas crianças pode diminuir consideravelmente a ocorrência e a intensidade de doenças, como síndromes respiratórias virais, gripes e resfriados.

Três alimentos bons para ter no dia a dia e que aumentam a imunidade infantil:

– Amêndoas, sementes e cereais: são fontes de fibras, vitamina E e zinco.

– Frutas: ricas em vitaminas variadas. A laranja e o morango, por exemplo, apresentam grandes índices de vitaminas A, B e C.

– Vegetais: ricos em vitaminas A, C e E, além de cálcio, ferro e outros.

Vacinas

As vacinas são fundamentais. Infelizmente hoje há uma onda de hesitação vacinal, e isso prejudica a compreensão científica para fazer o melhor para as crianças. A imunidade coletiva é essencial, inclusive ajuda na proteção da saúde dos pequenos.

Para saber mais sobre o assunto acompanhe “SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS E OS CUIDADOS COM AS CRIANÇAS no podcast Cuidar de Você, da Unimed Campo Grande. Clique aqui e acesse o podcast.

Meio século de história

Já são cinco décadas de uma história escrita pelas mãos de médicos cooperados, colaboradores, clientes e pessoas que acreditam na Unimed Campo Grande. Esses 50 anos de existência, lutas e conquistas serão celebrados no dia 12 de maio, data em que é reforçada a trajetória do nascimento de um novo conceito em saúde para nosso estado.

Inúmeros desafios foram enfrentados, mas diversas conquistas foram alcançadas para que hoje a cooperativa médica chegasse à posição de maior plano de saúde de Mato Grosso do Sul. Desde a sua criação, em 1973, os propósitos da Unimed CG continuam sendo a busca constante por cuidado, crescimento e inovação, a fim de proporcionar a melhor assistência à saúde aos seus beneficiários e ser um porto seguro aos médicos cooperados, para que exerçam sua profissão com autonomia e, assim, continuem dialogando de forma democrática os rumos da saúde. Isto é a base do nosso cooperativismo, focado fundamentalmente no ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo