Simpósio debate produtividade na cultura da soja

Engenheiro Agrônomo e consultor, João Paulo Dantas – Foto: Divulgação

O aumento na produtividade, manejo sustentável e a incidência de doenças nas lavouras de soja foram temas do XVII Simpósio de Agricultura e IV Fórum de Produtividade, realizados nesta segunda-feira (15) dentro da programação da 53ª Expoagro. O evento técnico lotou o auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, e apresentou aos produtores alternativas para aumentar a produção e alcançar melhores índices de produtividade. A Expoagro segue até domingo (21), com ampla programação técnica, área expositora, praça de alimentação e shows musicais.

O engenheiro agrônomo e consultor João Paulo Dantas foi um dos palestrantes do dia e falou sobre práticas fundamentais para aumentar a produtividade no cerrado. Ele comentou sobre o clima instável na região Centro-Oeste e de que maneira isso interfere no resultado obtido nas lavouras. “Infelizmente, o produtor ainda não está preparado para a adversidade climática”, avaliou.

Com relação ao aumento na produtividade das lavouras, ele citou práticas como solo bem corrigido, sementes de qualidade e manejo para proteção do plantio, mas advertiu que tudo depende do que é feito antes da planta entrar no solo. “O segredo para a boa produtividade é que a produção seja construída com muito cuidado, antes do plantio. Qualquer ação feita depois disso é para manter um trabalho que foi feito anteriormente”, orientou.

Palestrante Orlando Carlos Martins, mestre em solos e nutrição de plantas – Foto: Divulgação

Outra palestra do seminário foi ministrada pelo engenheiro agrônomo Orlando Carlos Martins, que é membro do CESB (Comitê Estratégico Soja Brasil). Ele também abordou a busca por novos patamares de produtividade na cultura de soja e disse que tudo depende da possibilidade de água para a planta, o que inclui a correção de perfil e a descompactação do solo. “Isto pode ser feito por equipamentos mecânicos ou plantas de cobertura. O importante é que o manejo de alguma forma favoreça que a planta tenha mais acesso à água”, explicou.

Sobre a Expoagro

A Expoagro é uma tradicional feira agropecuária, realizada anualmente pelo Sindicato Rural de Dourados. Em sua 53ª edição, o evento traz ao público as últimas novidades do mercado agrícola e pecuário, exposições, leilões, shows musicais, entre outras atrações. O evento é organizado pela Sato Comunicação e conta com o apoio do Sistema Famasul, OCB-MS, Prefeitura Municipal de Dourados, Brahma, Governo de MS, Unigran, UFGD, Sicredi, Incorporadora São Bento, Hotel Ibis e Hotel 10.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo