Sicredi Centro-Sul MS entrega revitalização da pintura dos painéis das araras

Pintura das aves do Edifício Adelina Rigotti, “Prédio das Araras”, em Dourados (MS), foi restaurada mediante apoio da Cooperativa de Crédito Sicredi Centro-Sul MS e seus associados.

Foto: Divulgação

Por meio da cooperação de seus associados, a Sicredi Centro-Sul MS apoiou a restauração da pintura das laterais externas do Edifício Adelina Rigotti, conhecido como “Prédio das Araras”. A ação teve início em julho deste ano e convidou todos os moradores de Dourados a também contribuírem com este projeto. Para participar, bastava abrir ou aportar valores na Poupança Sicredi.

E foi com a colaboração de todos que a Cooperativa devolveu esta semana a pinturas das araras e do papagaio a comunidade. Agora, este cartão postal de Dourados, está revitalizado trazendo cor, alegria e dando um novo brilho ao centro do município. A restauração ficou a cargo do próprio autor da obra Cleir Ávila e contou com a parceria do condomínio.

O Edifício Adelina Rigotti foi construído em 1977, sendo o primeiro edifício comercial de Dourados e também o primeiro com mais de 10 andares. Referência no centro de Dourados, o Edifício abriga há 16 anos obras do artista plástico Cleir Ávila nas duas laterais do prédio. As pinturas já fazem parte do dia a dia e da cultura dos moradores, que deram inclusive um segundo nome ao edifício: “Prédio das Araras”.

Devido a ações do tempo, o papagaio e as araras estavam perdendo a cor e necessitando de restauração. E, justamente, pensando em se aproximar cada vez mais da comunidade em que está inserida, a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS apoiou a restauração da pintura das aves no Edifício Adelina Rigotti.

Foto: Divulgação

De acordo com o síndico, Mario Sergio de Oliveira, este era um sonho que hoje pôde ser concretizado. “Há tempos gostaríamos de revitalizar as araras e estávamos buscando parceiros para nos fomentar, foi quando entramos em contato com a Cooperativa e surgiu esta grande parceria”, ressalta o síndico.

O autor da obra, Cleir Ávila, é reconhecido por retratar temas regionais e ecológicos, principalmente da natureza pantaneira, presente em quase todas suas artes. Ele possui inúmeros trabalhos espalhados pelo estado, como em Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Bonito e Dourados.

Para o artista plástico, foi muito gratificante revitalizar esta obra que fez em Dourados. “Trabalho muito com o tema de preservação da natureza e acredito que restaurar é pensar no futuro. A arte tem que ser preservada, mantida, é um patrimônio cultural e artístico que a cidade possui”, ressalta Cleir.

A Sicredi Centro-Sul MS é uma instituição financeira cooperativa que possui na sua essência a preocupação com a região que está inserida e reforça o 7º princípio do cooperativismo – interesse pela comunidade. De acordo com o Presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, o objetivo da ação foi “mostrar aos douradenses que a Cooperativa é uma instituição que se preocupa e investe na região, contribuindo com a revitalização de um dos pontos de referência mais conhecido do município”.

“Gostaríamos de agradecer todos os nossos associados que, assim como nós, acreditaram nesta ação e contribuíram abrindo ou trazendo a sua poupança para o Sicredi. A cooperação de todos mostrou, mais uma vez, que quando nos unimos em um mesmo propósito fazemos a diferença. Esta é a essência do cooperativismo”, enfatizou o Presidente.

Segundo o Diretor Executivo da Sicredi Centro-Sul MS, Giorgio Martins Bonato, é importante compreendermos a relevância desta obra para os moradores de Dourados, sendo uma referência cultural. “Esta revitalização representa um dos propósitos do cooperativismo que é o interesse pela comunidade. Com este projeto conseguimos levar a mensagem de que ‘juntos podemos construir um mundo melhor’”, concluiu o Diretor Executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo