Seu temperamento pode influenciar na sua carreira ou negócio

Especialista Fernanda Boaventura ensina como lidar com temperamentos na profissional

Fernanda Boaventura – Foto: Acervo Pessoal

No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o sucesso pessoal e profissional. Compreender seu temperamento individual pode fornecer percepções valiosas sobre suas habilidades, preferências e desafios, permitindo que você tome decisões mais informadas e eficazes em sua carreira ou negócio.

A especialista Fernanda Boaventura ajuda a esclarecer esses conceitos: “Existem quatro tipos de temperamento: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com características próprias e influências distintas sobre a forma como nos relacionamos com o mundo. O temperamento é algo constitutivo, natural e não escolhido, é uma predisposição com a qual nascemos“.

Conhecer seu temperamento pode ajudá-lo a escolher uma carreira que esteja alinhada com suas preferências e habilidades naturais. Por exemplo, se você é uma pessoa extrovertida e comunicativa, pode se destacar em papéis que envolvam interação social, como vendas ou marketing. Se você é uma pessoa analítica e detalhista, pode se encaixar bem em áreas como finanças ou análise de dados.

Temperamento Sanguíneo – Atores, Vendedores, Oradores, etc.

Nos assuntos profissionais o sanguíneo é sensato, prático e inteligente com capacidade de atender vários assuntos ao mesmo tempo. Adapta-se sem dificuldade em diversas tarefas. Sua memória é mais visual do que auditiva. Sente-se melhor em tarefas que envolvam também as pernas e os braços. Sua persistência é mais motivada pela necessidade de movimento, de palavras e de ação do que uma tenacidade nos fins que almeja, pois nem sempre termina o que iniciou. Possui boa destreza manual. Sente-se estimulado sempre que possa competir com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Um de seus objetivos é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, ser o melhor”, revela Fê Boaventura.

Pontos de Melhoria: São impulsivos na forma de agir e falar, gerando, às vezes, situações de conflito. É interessante e pertinente parar para refletir antes de tomar atitudes que possam se arrepender depois. A falta de atenção é outro ponto que deve ser trabalhado, assim como o exagero para lidar com coisas que, muitas vezes, são simples.

Temperamento Fleumático – Diplomatas, Administradores, Professores, Técnicos, etc.

“Esse temperamento é considerado um dos mais fáceis de lidar. São pessoas pacíficas e raramente entram em atritos ou perdem o controle perante alguma situação, pois sempre refletem antes de agir. Gostam de viver com rotina e preferem ambientes silenciosos e tranquilos. No ambiente de trabalho sua frase predileta é: Devagar e sempre. Mantém a calma em situações de crises. É observador, bom ouvinte e bem humorado. São bastante eficientes e conseguem trabalhar com tranquilidade sob pressão. São indivíduos bem reservados e que não gostam de se expor. Controlam seu emocional, tem ar de mistério, escondem o sentimento. Em tempos de redes sociais, em que todos querem expressar suas opiniões, os indivíduos fleumáticos preferem não se envolver em polêmicas e, por isso, não gostam de se expor. Eles conseguem controlar bem suas emoções e são considerados misteriosos, já que não é possível perceber o que estão sentindo”, explica Boaventura.

Pontos de Melhoria: agir mais rapidamente é um dos pontos que podem ser melhorados. Como são calmos, isso reflete um pouco na tomada de decisões. Outro ponto é a dificuldade em sair da zona de conforto e desejar alçar voos mais altos.

Temperamento Colérico – Produtores, Construtores, Líderes, etc.

“Associado ao elemento fogo, o temperamento colérico inclui pessoas fortes e cheias de energia para agir em busca de seus objetivos. Eles são impositivos e com ideias elevadas. Elas não se abatem frente aos obstáculos e se mantêm sempre confiantes de que vão conseguir o que desejam. Podem ter dificuldade para se relacionar com outras pessoas que também tenham o temperamento colérico, pois são bastante explosivas, dominadoras, impulsivas e reativas. Embora sejam dominantes, têm muito senso de justiça. Por isso são fáceis também de perdoar. Na empresa costuma assumir posições de liderança pois são muito proativos e motivados por desafios e metas. São profissionais determinados e agem bem diante de emergências e situações inesperadas“, revela a especialista.

Pontos de Melhoria: o excesso de confiança pode se transformar em prepotência, então é importante se atentar a esse aspecto e buscar ter um pouco mais de humildade. Ser mais tolerante e paciente com as pessoas com as quais convive também pode ajudar a construir relações mais positivas.

Temperamento Melancólico – Artistas, Músicos, Inventores, Filósofos, Mestres, etc.

“Associado ao elemento terra. O temperamento melancólico está ligado à chamada bílis negra, que se acreditava ser expelida pelo baço e pelas glândulas suprarrenais. Pessoas com esse temperamento são tímidas e reservadas, muitas vezes consideradas solitárias pelas pessoas a sua volta. Não costumam colocar para fora seus sentimentos, embora extremamente sensíveis. Transmite um olhar de preocupação e sofrimento. São fiéis, sinceros e exigentes consigo mesmo. Na carreira profissional, preferem trabalhos que possam realizar sozinhos. São bons em diagnósticos e muito estudiosos. Por esse motivo, grande parte dos artistas famosos ligados à música, pintura e escrita possuíam o temperamento melancólico. São seres extremamente detalhistas, perfeccionistas e bastante organizados. Nos relacionamentos pessoais são bastante exigentes e têm padrões bastante altos“, conclui Fernanda Boaventura.

Pontos de Melhoria: trabalhar o egoísmo e o pessimismo são alguns pontos que podem ser melhorados. Tentar se relacionar de forma mais próxima com outras pessoas sem exigir demais delas também pode trazer muitos benefícios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo