Senar/MS: Novo Horizonte do Sul recebe ação voltada à saúde dos trabalhadores rurais

O foco é a informação em relação a vários tipos de câncer.

Foto: Divulgação

Bem-estar no campo. Essa é a expressão que define a ação do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que vai acontecer, neste (10), em Novo Horizonte do Sul. É por meio da informação que o Senar/MS tem como objetivo promover a saúde e a qualidade de vida no campo com palestras, atividades pedagógicas e atendimentos especializados na saúde dos trabalhadores e produtores rurais.

“O foco é a informação em relação a vários tipos de câncer. Nossa expectativa em relação à ação é muito boa, visto que baseamos nos eventos passados em outros municípios – Jaraguari, Corumbá e Três Lagoas. A iniciativa contribui para a conscientização que é a principal arma para a prevenção”, frisa a diretora-secretária do Sistema Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido.

 O evento será promovido em parceria com o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, com a Secretaria de Saúde do município, com a Sociedade Brasileira de Urologia de Mato Grosso do Sul (SBU/MS). As atividades iniciarão às 8h, na Escola Municipal Eduardo Pereira Calado.

“Além do trabalho do Senar/MS vamos envolver outras entidades com serviços voltados para o desenvolvimento local, como o Sebrae que vai oferecer consultoria para atendimento aos MEI’s (microempreendedores individuais), futuros empresários, ou quem é empresário, mas não está regular”, afirma a presidente do sindicato rural, Edy Elaine Tarrafel.

“O mais importante é que a ação é contínua. Todos os casos diagnosticados serão encaminhados para os serviços de saúde especializados para o tratamento de cada doença”, explica a coordenadora do Programa Saúde do Homem e da Mulher, Pauline Cury.

PROGRAMAÇÃO
A programação vai contemplar coleta de material para exames de PSA (Antígeno Específico Prostático), palestra sobre a prevenção de câncer de próstata e de pênis e consultas com os médicos urologistas da SUB/MS.

 As mulheres terão uma palestra sobre o câncer de mama e coleta de preventivo. Na programação constam ainda painéis sobre orientação para prevenção de doenças, como Dengue, Chikungunya, Zica Vírus, Raiva Humana e Raiva Animal. Vacinação completa e orientação sobre saúde bucal também serão oferecidas no local.

O evento ainda vai contar com Espaço Beleza, para maquiagem, escova e corte de cabelo, manicure, barbeiro e design de sobrancelhas. O público infantil vai contar com atividades de esporte e lazer, com brinquedos infláveis, como pula-pula, futebol de sabão e escorregador gigante. “Até mesmo a música não ficará de fora da programação, pois haverá atração cultural com cantores regionais”, complementa Edy.

Mais informações com o Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul pelo telefone: (67) 3442-2002.

SERVIÇO

Evento: PROGRAMA ESPECIAL SAÚDE DO HOMEM E DA MULHER

Data de Realização: 10/06/2017

Carga Horária total: 8 horas

Município: Novo Horizonte do Sul

Local: Escola Municipal Eduardo Pereira Calado

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo