Senai apresenta tecnologias para o agronegócio na Ponta Agrotec, em Ponta Porã (MS)

Ciência, inovação e qualificação profissional a serviço do agronegócio da fronteira. O estande do Senai, na feira Ponta Agrotec 2023, em Ponta Porã, apresenta todos esses serviços aos empresários do setor entre esta quarta-feira (30/08) e o próximo sábado (02/09).

Foto: Divulgação

Além da variedade dos cursos de qualificação do Senai, empresários e estudantes podem conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Sementes, localizado em Dourados, para aumento de produtividade e tecnologias voltadas ao aperfeiçoamento da produção.

De acordo com o gerente executivo da instituição, Renato Tavares, o Senai é um grande parceiro do agronegócio de Mato Grosso do Sul não só na formação de mão de obra, mas também na oferta de tecnologia. “O Senai tem uma série de soluções que podem apoiar de fato a indústria e os empresários do agronegócio de Ponta Porã para melhorar sua produtividade e crescer mais, porque é uma região com posicionamento estratégico em relação a Rota Bioceânica, por exemplo”, destacou.

O agronegócio é um dos setores que mais impulsionam o Brasil. A Ponta Agrotec tem como grande objetivo ser a principal fonte de integração entre empresas, produtores rurais e todo ecossistema em torno do agronegócio nacional. São 96 estandes, público estimado de 2 mil pessoas por dia e expectativa de R$ 600 mil em novos negócios.

Foto: Divulgação

Durante a cerimônia de abertura do evento, o vice-governador José Carlos Barbosa ressaltou os desafios na qualificação de mão de obra e destacou o papel estratégico do agronegócio. “Em nome do governador Eduardo Riedel, saúdo pela realização desse grande evento. Sabemos que o setor do agro é a grande locomotiva de Mato Grosso do Sul e do Brasil”.

Já para o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos, eventos como o Ponta Agrotec fortalecem o desenvolvimento local. “É importante para que a realidade de crescimento seja uma constante na cidade. Que possamos sair daqui enriquecidos de conhecimento, de inovação e pela realização de grandes negócios que com certeza essa feira irá propiciar”.

Também participaram da abertura do evento autoridades locais e representantes do Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai, além do ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson, o senador Nelsinho Trad e, representando a Assembleia Legislativa de MS, deputado estadual Renato Câmara.

Foto: Divulgação

Carbono Neutro

Na sexta-feira (01/09), o gerente Executivo do Senai, Renato Tavares, ministra, pelo Senai, palestra sobre Carbono Neutro, durante a feira. A neutralidade de carbono é uma alternativa que busca evitar as consequências do desequilíbrio do efeito estufa, causado pelo excesso de emissões de poluentes como dióxido de carbono, a partir de um cálculo geral da emissão do gás.

Segundo ele, a feira é uma oportunidade de unir dois grandes debates. “De um lado temos o desafio da produtividade no campo e do outro o desafio de combater o aquecimento global. Então, só com tecnologia, inovação e mão de obra qualificada, podemos vencer esse desafio”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo