Seca na Espanha deve aumentar preço do azeite em todo o mundo

O clima seco está prejudicando as oliveiras na Espanha e em Portugal e pode fazer com que o preço aumente significativamente, segundo informações dos produtores locais.

Uma procissão realizada na semana passada na Espanha pedia chuva urgente na região onde ficam localizadas as oliveiras. “Senhor, mandai-nos chuva!”, pediam as pessoas que participaram do rito religioso.

Trabalhadores são vistos recolhendo azeitonas em uma pequena plantação familiar na cidade de Quesada, no Sul da Espanha — Foto: Bernat Armangue/AP Photo

A procissão foi liderada pelo bispo da cidade de Jaén, Sebastián Chico, no Sul da Espanha, onde não chove há pelo menos três meses.

Apesar do pedido feito por muitos olivicultores da região que se juntaram a procissão, ele ainda não foi atendido.

“Sem água, não tem azeitona. E sem azeitona, a província sofre. Nossa economia depende da produção de azeitonas. Com cerca de 630 mil habitantes e 66 milhões de oliveiras, Jaén é considerada a mais importante área olivícola do mundo. Aqui é produzido o azeite destinado a grande parte da Europa”, disse o bispo Chico.

No dia da procissão, o Sol estava intenso e fustigava os olivais. Há meses não chove na região de Jaén. Em outras áreas a situação não é diferente.

Especialistas disseram que se a chuva não vier logo, há o risco de grandes quebras de safra pelo segundo ano consecutivo e, consequentemente, aumento do preço para os consumidores.

Trata-se de uma catástrofe para os produtores, que é sentida também pelos consumidores, porque os preços do azeite, já bastante elevados, devem sofrer um reajuste ainda maior.

Foto: Divulgação

As oliveiras sofrem com a falta de água e, sobretudo, com as altas temperaturas. As colheitas deste ano deverá ser muito mais fraca do que a anterior. O azeite é a principal dieta mediterrânea e é muito utilizada na culinária europeia.

O azeite hoje na Europa custa 50% mais do que há um ano, segundo dados das autoridades espanholas. O preço das azeitonas também deve sofrer reajuste.

Os meteorologistas europeus, no entanto, não trazem boas notícias para os agricultores, porque a falta de chuva e a seca ainda deve continuar por algum tempo.

Dados da Agência Meteorológica da Espanha (Aemet) mostra que não há previsão de chuvas fortes até o outono europeu, que começa em setembro.

Os pesquisadores alertam que a longo prazo, a Espanha deve estar preparada para aumento nas temperaturas e menos chuvas.

Com informações das Agências Deutsche Welle e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo